Claudia Frazão analisa queda da Selic e seu impacto nos leilões de imóveis: financiamento facilitado e remuneração de investimentos em aplicacões.
Os juros são um dos principais fatores a serem considerados na hora de adquirir um imóvel. Com a redução da taxa básica de juros, os financiamentos imobiliários tendem a ficar mais baratos, facilitando o acesso à casa própria para muitos brasileiros. Além disso, investir em imóveis para locação pode se tornar mais atrativo, uma vez que os custos de financiamento serão menores.
A queda da taxa de juros reflete diretamente nos rendimentos de investimentos em renda fixa atrelados à Selic. Com a projeção de que a Selic fique abaixo dos 9% ao ano, os investidores precisam buscar alternativas mais rentáveis para seus recursos, pois a poupança e outros investimentos de baixo risco podem não oferecer um retorno satisfatório. Diversificar a carteira e buscar aplicações mais rentáveis se torna essencial diante desse cenário.
Como os juros influenciam nos investimentos imobiliários
A taxa de juros é um dos fatores primordiais para a tomada de decisão em investimentos, seja na busca por rendimentos, seja na aquisição de um bem. Nos leilões de imóveis, o financiamento faz parte das condições para pagamento. Com juros baixos, eles se tornam mais interessantes, geram mais oportunidades e atraem mais compradores.
É a convergência de um cenário positivo para que pessoas comprem um imóvel: de um lado, os leilões trazem a vantagem de preços abaixo do mercado; de outro, quando há a opção de financiamento, os juros baixos tornam esta opção mais acessível e vantajosa. A consequência imediata é o crescimento do interesse por esta modalidade de aquisição de bens.
Juros baixos e o mercado de investimentos financeiros
Além disso, há um outro fator relacionado a juros baixos que também impulsiona o segmento de leilões de imóveis, que é a rentabilidade de certos investimentos financeiros. A taxa de juros do mercado, influenciada pela Selic, está atrelada à remuneração de diversos tipos de aplicações de renda fixa, como a poupança, por exemplo.
Portanto, em um cenário de taxas em queda, a rentabilidade desses investimentos também cai, fazendo com que deixem de ser interessantes para muitos investidores.
Nestes momentos, cresce a procura por outras formas de obter rentabilidade e a aquisição de um imóvel por meio de leilão se torna uma opção ainda mais interessante, especialmente pela oportunidade de comprar a um preço abaixo de mercado e revender algum tempo depois pelo valor avaliado, obtendo um retorno lucrativo.
A importância da taxa de juros no mercado imobiliário
É um contexto que beneficia tanto quem busca uma oportunidade de financiamento de um imóvel próprio quanto para quem está à procura de um investimento com bom retorno.
Fonte: © Estadão Imóveis
[…] Como os juros baixos influenciam os leilões de imóveis: impactos e oportunidades. […]
[…] classificados desde ‘sem gravidade’ até ‘extremamente grave’. Com 393 unidades autônomas, algumas indicações de ‘perigo de esmagamento’ ou ‘madeiras soltas e com […]