No Coque, Pina e Santo Amaro, aprendizes finalizam animações em praça pública. Utilizam massinha de modelar, técnica de stop motion para criar curtas-metragens de animação com bonecos de massinha em sequências fotográficas, guiados por monitores e facilitadores.
A partir de novembro, vinte crianças de cada uma das três comunidades participantes começaram a construir curtas-metragens de animação. A equipe trabalhou de forma conjunta com seus monitores para desenvolver o roteiro e editá-los. Este trabalho resultará em exibições de curtas-metragens na Mostra Cine Rua infantil no mês de janeiro.
Na Favela do Bode, localizada na praia do Pina, em Recife, um grupo de menores de idade está desenvolvendo seus próprios curtas-metragens de animação. O menino que dirige a equipe é o responsável por coordenar os esforços de todos os garotos e garotas da comunidade. A produção destes curtas-metragens é uma oportunidade para essas crianças explorarem sua infância criativa e desenvolver habilidades importantes, como a criatividade e a comunicação. Com a ajuda de monitores experientes, eles estão aprendendo a trabalhar em equipe e a desenvolver suas habilidades de edição e roteiro. A Mostra Cine Rua infantil será o palco para esses curtos-metragens de animação, criados por esses menores de idade.
Uma Jornada de Crianças
Em uma favela do Coque, em Recife, onde Walter, o jogador famoso, cresceu, 20 crianças estão encontrando a chance que ele não teve. Eles estão produzindo filmes de animação, aprendendo uma técnica mais sofisticada que a que faltou ao craque. Eles são, na verdade, crianças que são capazes de fazer filmes de animação, ensinados por um método de técnica de stop motion, uma animação que cria a ilusão de movimento a partir de uma série de fotografias, uma técnica que é totalmente lúdica e que as crianças adoram, fazendo com que elas sejam capazes de criar e elaborar filmes de animação.
Massinha e Desenho
Crianças de seis a 12 anos se reúnem na Associação de Amigos da Vila do Papelão, na favela do Coque, região central de Recife, e lá, na instituição de educação e arte conhecida como ‘Casinha’, elas constroem todo o processo, do roteiro à edição, construindo personagens feitos de massinha pelas crianças, utilizando-se da técnica de modelar bonecos de massinha, e fotografando tudo, para que os filmes possam ser editados com ajuda de facilitadores do projeto Cine Rua, uma instituição que visa ensinar a técnica de animação por meio do stop motion, uma técnica que cria a ilusão de movimento a partir de uma série de fotografias, que as crianças adoram, fazendo com que elas sejam capazes de criar e elaborar filmes de animação.
Uma Jornada de Desenvolvimento para Garotas e Garotos
Além das 40 crianças no Coque e Santo Amaro, mais 20 estão produzindo na favela do Pina, em uma das praias mais conhecidas de Recife, onde há um aglomerado de comunidades, como Brasília Teimosa, Buraco da Veia e Bode, onde o Cine Rua acontece na Livroteca Brincante do Pina, região onde o maracatu é muito forte, com o orgulho de ter mestra Joana, a primeira mulher a comandar um grupo de maracatu no Brasil, o Baque Mulher, onde as crianças são capazes de criar e elaborar filmes de animação, ensinadas por um método de técnica de stop motion, uma animação que cria a ilusão de movimento a partir de uma série de fotografias, uma técnica que é totalmente lúdica e que as crianças adoram, fazendo com que elas sejam capazes de criar e elaborar filmes de animação.
Fonte: @ Terra