ouça este conteúdo
Estevão, Endrick e Luis Guilherme são jovens promessas do Palmeiras, com oportunidade de sair para cifras altas em vendas, graças aos modernos equipamentos que desenvolvem o desempenho.
O Flamengo que enfrenta o Coritiba neste sábado (22), às 19h (horário de Brasília), na Ilha do Urubu, tem como base a presença de Pedro e Everton Ribeiro no ataque.
Na categoria de base, o Santos investe na formação de novos talentos para integrar o time principal no futuro, visando o fortalecimento da divisão de base.
A base do Palmeiras: investimento e resultados
O zagueiro e o meia-atacante são apenas dois exemplos da fábrica de talentos que transformou as categorias de base alviverde nos últimos anos. Os frutos de um investimento pesado – mais de R$ 30 milhões somente em 2023 – estão sendo colhidos não apenas nas opções para o técnico Abel Ferreira. A base do Palmeiras tem empilhado títulos em diferentes categorias e ainda garantido altas cifras em vendas de jogadores revelados.
Estevão, por exemplo, está prestes a ser mais um jovem a sair da base palmeirense rumo à Europa, no Chelsea. Endrick já fez sua mudança para o Real Madrid, em um negócio que pode movimentar mais de 70 milhões de euros, enquanto Luis Guilherme recentemente partiu para o West Ham, que pode desembolsar até 30 milhões de euros.
Estrutura moderna e desenvolvimento dos talentos
‘A gente tem um controle melhor e desenvolve o desempenho dos meninos. Isso faz toda a diferença para os atletas que têm jogos grandes. Muitos clubes profissionais não têm isso’, afirmou Lucas Sales, preparador físico da base, em entrevista ao ESPN.com.br. O Verdão inaugurou a reforma do centro de treinamentos para a base em Guarulhos neste ano, com um complexo que conta com academia equipada com equipamentos modernos e departamentos especializados em fisioterapia, medicina e nutrição.
Dos cinco campos do CT, um possui grama artificial nos mesmos moldes do Allianz Parque. Outro, de terra, é o favorito de João Paulo Sampaio, coordenador das categorias de base. Na entrada do ‘terrão’, encontram-se as inscrições: ‘Proibido treinadores. Somente formadores’ e ‘Espaço de liberdade, improviso e autonomia’.
Formação integral e suporte emocional
‘A pressão é muito grande quando eles saem da família para estarem longe. A gente ajuda muito na adaptação e a lidar com essa responsabilidade de estar fora de casa’, mencionou Manuela da Silva, psicóloga da base, em entrevista ao ESPN.com.br. Além da parte física e técnica, o Palmeiras disponibiliza profissionais para cuidarem da saúde mental dos atletas.
‘A gente sempre incentiva a questão do estudo, que ajuda no desempenho em campo. Infelizmente nem todos chegarão ao profissional e nós vamos trabalhar outras possibilidades de carreira’, acrescentou Manuela. A base do Palmeiras conta com cerca de 300 garotos, muitos deles de diversas partes do Brasil, que residem em um alojamento fornecido pelo clube na Barra Funda, zona oeste da capital.
Fonte: @ ESPN