A Nasa planeja levar a primeira mulher e o primeiro homem afro-descendente ao Polo Sul da Lua na missão Artemis. Representatividade e simbolismo em destaque.
Ártemis, deusa grega da caça e da natureza selvagem, é a inspiração por trás do nome da nova missão da Nasa que pretende levar a primeira mulher e o primeiro homem afro-descendente à Lua até 2024.
A história de Ártemis, deusa grega associada à lua e à caça, ganha vida na nova missão espacial da Nasa que tem como objetivo levar a primeira mulher e o primeiro homem afro-descendente à Lua até 2024. É um passo importante para a igualdade de gênero e diversidade étnica no espaço.
A Deusa Grega Ártemis na Missão Apollo
A missão levou o nome de Ártemis, irmã gêmea de Apolo e deusa da Lua na mitologia grega.As missões Apollo, responsáveis por levar o homem à Lua durante a década de 1970, receberam o nome do deus grego do Sol, da profecia, da poesia, das artes, da música, da medicina e da justiça.Agora, com o esperado retorno à Lua, a missão também recebeu um nome cheio de simbolismo, inspirado na mitologia grega.
Ártemis e o Protagonismo Feminino na Exploração Espacial
Ártemis é irmã gêmea de Apolo, e deusa da Lua, da castidade, da caça, do parto e dos animais selvagens.A deusa grega representa ao longo da história um símbolo de independência e protagonismo feminino — o que parece apropriado à missão que levará uma mulher até um ponto da Lua no qual nenhum homem esteve, o Polo Sul.Em 2020, a Nasa anunciou os planos de levar uma mulher e um homem afro-descente ao Polo Sul da Lua em 2024.A missão da Nasa Apollo 11 teve sucesso em levar os primeiros seres humanos à Lua em 20 de julho de 1969.
O Adiamento da Missão Artemis II e III
Desde então, só 12 pessoas já caminharam na Lua, todos homens e americanos, de acordo com Bettina Inclán, a diretora de comunicações da Nasa.No entanto, a Nasa anunciou em 9 de janeiro que a Artemis II não será realizada ainda neste ano, conforme o anunciado anteriormente.O atraso na Artemis II, que deve dar a volta na Lua sem pousar no satélite, resulta no atraso da missão Artemis III, essa, sim, que deve pousar com os humanos no satélite — o que não deve ocorrer antes de 2026.
A Importância do Polo Sul na Missão Artemis
Ártemis, a deusa da Lua, empresta seu nome à missão que marca o retorno do homem à Lua, desta vez com uma mulher liderando a expedição até o Polo Sul, um marco na exploração espacial. A simbologia por trás da escolha do nome destaca o protagonismo feminino nesta nova era da exploração lunar.
Fonte: © CNN Brasil