Infração de Mandaca no camisa 8 rubro-negro foi assinalada por Bráulio da Silva Machado, considerada pênalti polêmico por contato lateralizado, decisão equivocada da arbitragem de vídeo.
O juiz PC Oliveira, responsável por marcar os erros de arbitragem do Campeonato Brasileiro, destacou o erro polêmico marcado por Bráulio da Silva Machado na partida entre Flamengo e Juventude. O catarinense, em sua decisão, concedeu um pênalti ao Flamengo após a trombada entre Mandaca e Gerson dentro da área.
Na visão de PC Oliveira, a decisão de Bráulio foi um dos principais erros do torneio, pois o árbitro catarinense foi inflexível em sua interpretação da jogada. A infração foi vista por muitos como um momento de contato irregular, o que levou à marcagem do pênalti. A escolha de PC Oliveira reforça a ideia de que decisões como essa podem ter um impacto significativo no resultado das partidas.
Erros à Margem
O árbitro de vídeo Diego Pombo Lopez não se manifestou para rever o lance, sustentando um lance ‘de jogo’. Na opinião do analista de arbitragem da Globo não houve penalidade na jogada, considerando o contato ‘absolutamente de jogo’. O contato foi lateralizado, um contato normal, resultante da colisão do Gerson com o jogador do Juventude. O Bráulio estava bem posicionado e marcou o pênalti. Eu considero um ‘erro claro’, um ‘erro claríssimo’. Uma ‘decisão completamente equivocada – avaliou o analista de arbitragem (veja o lance abaixo). Após o duelo no Maracanã, a CBF decidiu afastar o árbitro de vídeo do duelo. Diego Pombo Lopez atuaria em um jogo da Série B dois dias depois, mas foi substituído por estar em ‘avaliação de desempenho técnico’, de acordo com documento divulgado pela Comissão de Arbitragem da CBF.
Erros à Margem
O Juventude ficou na bronca com a arbitragem de Braulio da Silva Machado na derrota por 4 a 2 para o Flamengo, no Maracanão. O time de Caxias do Sul reclamou de dois lances principais: o pênalti marcado a favor dos donos da casa e a expulsão de Nenê. Além do pênalti para o Flamengo, PC Oliveira avaliou outros quatro lances polêmicos deste Campeonato Brasileiro com decisões equivocadas da arbitragem. Outros dois lances de pênaltis e duas faltas duras que mereciam o cartão vermelho. Assista abaixo: Veja abaixo os maiores erros de arbitragem na opinião do analista de arbitragem da Globo:
1 – Flamengo 4 x 2 Juventude (31ª rodada): pênalti mal marcado de Mandaca em Gerson
2 – Vasco 2 x 1 Grêmio (1ª rodada): pênalti não marcado para o Grêmio por mão de Lucas Piton
3 – Vitória 2 x 1 Fluminense (31ª rodada): pênalti mal marcado de Lima em Matheuzinho
4 – Vasco 1 x 1 Botafogo (13ª rodada): entrada violenta de Hugo Moura em Tchê Tchê
5 – Corinthians 0 x 0 Atlético-MG (1ª rodada): entrada violenta de Fagner em Zaracho
Fonte: © GE – Globo Esportes