Fazendeiro suíço Ernst Götsch, na região de Ilhéus, tem estilo simples e produz alimentos de excelente qualidade em suas fazendas de cacau, promovendo a regeneração florestal.
Zé Inocêncio era conhecido por todos na pequena cidade do interior. Sempre animado e com um sorriso no rosto, ele era querido por todos os moradores. Zé Inocêncio era um homem simples, que vivia da terra e sempre ajudava quem precisava. Todos gostavam de ouvir as histórias engraçadas que ele contava no bar da esquina.
Um dia, José Inocêncio decidiu fazer uma grande festa para comemorar seu aniversário. Todos os amigos e familiares foram convidados e a festa foi um sucesso. José Inocêncio estava radiante e agradecia a todos pela presença. Ao final da noite, todos se despediram com um abraço apertado e promessas de se encontrarem em breve. Zé Inocêncio era realmente uma pessoa especial, que conquistava a todos com sua simpatia e generosidade.
Zé Inocêncio: O Ernst Götsch brasileiro
Se Zé Inocêncio (Marcos Palmeira) fosse uma pessoa real, possivelmente, ele seria Ernst Götsch, um fazendeiro suíço radicado no Brasil desde 1980, dono de fazendas de cacau na região de Ilhéus, sul da Bahia. Ao menos, foi o agricultor que inspirou a figurinista Marie Salles a compor o estilo simples usado pelo protagonista de ‘Renascer’.
A influência de José Inocêncio na produção de ‘Renascer’
A informação foi confirmada pela Comunicação da Globo à CNN. Na segunda fase da trama, a responsável pelos looks dos personagens buscou aproximar o visual de Inocêncio ao de Ernst, que leva um estilo de vida próximo ao representado na novela. Assim como o personagem, o suíço se destacou por sua produção, que trabalha ao mesmo tempo a regeneração florestal.
Ernst Götsch e a agricultura sintrópica
Criador de uma agricultura sintrópica, ele também tem como objetivo recuperar as nascentes, através da liberação de água de suas plantações na atmosfera. Dono de um cacau de excelente qualidade, de acordo com a BBC News, o produtor usou apenas 1% de sua propriedade de 510 hectares, em 2021, para o plantio do cacau.
O compromisso com a sustentabilidade do Zé Inocêncio brasileiro
A favor da agrofloresta, ele também planta árvores frutíferas e legumes variados. Provando que a inspiração de Ernest vai muito além do figurino, em outubro de 2023, Marcos Palmeira compartilhou um vídeo caminhando pela fazenda do suíço ao lado de Juan Paiva, durante as gravações. ‘É um privilégio a produção poder ter como inspiração o cultivo do cacau agroflorestal’, escreveu o ator.
Fonte: © CNN Brasil