Prazo inicia segunda-feira (19) e encerra 18 de setembro para seleção de auxílio permanência a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
As inscrições para a seleção do segundo semestre do programa Mais Futuro foram iniciadas nesta segunda-feira (19) e seguem até 18 de setembro, por meio da seleção web.
O programa oferece auxílio financeiro para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, visando garantir sua permanência nos estudos. Além do apoio financeiro, o Mais Futuro também oferece suporte psicossocial aos participantes, contribuindo para a melhoria de sua permanência acadêmica.
Auxílio Permanência para Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica
Desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), o programa de auxílio permanência é uma iniciativa voltada para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal. O objetivo é oferecer apoio financeiro a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação presencial nas universidades estaduais da Bahia (UNEB, UESC, UESB e UEFS) que ainda não tenham concluído nenhum outro curso de nível superior.
Apoio Financeiro Personalizado
O auxílio permanência varia de acordo com o perfil do estudante: R$ 400 para o perfil básico, R$ 800 para o perfil moradia e um valor variável para o perfil complementar. Os interessados em participar do programa Mais Futuro devem escolher um dos perfis disponíveis no momento da inscrição: Básico, Moradia ou Complementar, de acordo com sua situação e necessidades específicas.
Documentação Necessária e Processo de Inscrição
Para se inscrever, os estudantes devem apresentar documentos como Carteira de Identidade, CPF, comprovante de matrícula atualizado, comprovante de residência e declaração de não vínculo empregatício ou de conclusão de outro curso superior. Após a inscrição, a documentação será analisada e homologada pelas Comissões de Seleção de cada universidade.
Acompanhamento e Divulgação
É fundamental que os estudantes acompanhem regularmente o sistema de inscrição online para verificar o status de sua inscrição. A lista dos alunos homologados será divulgada pelas universidades em seus portais eletrônicos, em parceria com a SEC. Atualmente, o Programa Mais Futuro beneficia cerca de 10 mil estudantes em todo o estado da Bahia.
Cronograma e Próximas Etapas
O cronograma do programa inclui a publicação do Edital de Inscrição para o segundo semestre de 2024 em 16/08, o período de inscrição de 19/08 a 18/09, a análise de homologação de 20/08 a 23/09 e a finalização do processo de homologações até 03/10. Os estudantes têm a oportunidade de corrigir suas inscrições até 20/09, garantindo que todos os requisitos sejam atendidos para receber o auxílio permanência.
Fonte: © G1 – Globo Mundo