Este terça-feira, à tarde, o evento do MEC transmitiu o Ciclo de Seminários e Oficinas sobre Educação Digital do Eixo Currículo da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. Temas: intersecções educ. digital e educ. midiática, painéis, Ana dal Fabbro, Mariana Filizola, Thiago Tavares, Guilherme Alves, Inês Vitorino, Yuri Norberto, Célio Alves, Tereza Lana (Undime).
O Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República realizaram recentemente um webinário focado em ‘Educação Digital e Educação Midiática’, como parte do Ciclo de Seminários e Oficinas sobre Educação Digital. Essa iniciativa visa promover a reflexão e o debate sobre a importância da Educação Digital e Educação Midiática no contexto educacional atual.
O evento também discutiu a relevância das Tecnologias digitais na educação e como essas ferramentas podem ser aliadas no processo de ensino-aprendizagem. A integração desses recursos no ambiente escolar é fundamental para a formação de estudantes mais críticos e preparados para o mundo digital em constante evolução.
Ciclo de Seminários e Oficinas sobre Educação Digital
O evento é uma parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A importância do eixo de ‘cultura digital’ da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as intersecções com educação midiática foram temáticas norteadoras das discussões ao longo da tarde.
A abertura do evento contou a participação da secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt; do secretário de Políticas Digitais da Secom, João Brandt; e do secretário municipal de Educação de Canarana (MT); além do representante da Undime, Eduardo Ferreira da Silva.
O evento foi dividido em dois painéis: ‘Intersecções entre educação digital e educação midiática‘, mediado pela coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação do MEC, Ana dal Fabbro, com a participação de Thiago Tavares, presidente da SaferNet; Guilherme Alves, gerente do projeto Cidadania Digital na Educação Básica, da SaferNet; e Inês Vitorino, professora da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Eixo Currículo da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas
‘Educação Midiática nas escolas brasileiras’, mediado pela coordenadora-geral de Educação Midiática da Secom, Mariana Filizola, com a participação de Yuri Norberto, professor do Centro de Excelência Atheneu Sergipense (Aracaju/SE); Célio Alves, professor de Biologia e do Projetos Cinemação e Webrádio Rizoma – EEM Padre Rodolfo Ferreira da Cunha (Trairi/CE); Tereza Lana, educadora social do Projeto Power Pontes – Coletivo de Inclusão Sociodigital – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Sobradinho/DF).
Para Kátia Schweickardt, a temática do encontro é muito importante para o governo federal, uma vez que a Estratégia Nacional Escolas Conectadas busca potencializar o uso das tecnologias para fins pedagógicos.
Conforme detalhado por ela, o objetivo é formar cidadãos mais críticos e que usem as mídias digitais para a construção de um mundo melhor, mais atuantes e comprometidos com a melhoria da qualidade de vida do seu território. Ela aproveitou, ainda, para prestar solidariedade à população afetada pela tragédia no Rio Grande do Sul.
‘A gente está vivendo um momento muito crítico, e já passou da hora da gente estar atento e promover um debate mais propositivo em relação ao desafio das mudanças climáticas e ao papel que a educação tem na formação da cidadania para um mundo que esteja olhando para o compromisso ambiental, para a resiliência de cidades e estados e como a gente pode usar melhor as mídias digitais para fomentar uma consciência voltada para a sustentabilidade’, enfatizou.
Na oportunidade, o secretário de Políticas Digitais da Secom, João Brandt, lançou a coletânea de cursos autoinstrucionais sobre ‘Educação Midiática’ organizada em parceria da Secretaria de Comunicação Social com o a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.
Participação de representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)
Como parte da coletânea, foram disponibilizados no AVAMEC três cursos para a formação de professores voltados para a utilização das tecnologias digitais na educação. A iniciativa visa fortalecer a capacitação docente e promover a integração de tecnologias digitais no ambiente escolar. Isso reforça a importância do investimento em formação e atualização dos profissionais da educação para o uso eficaz das ferramentas tecnológicas em sala de aula.
Os cursos abordam temas relevantes como o uso seguro da internet, combate à desinformação, educação midiática, entre outros conteúdos essenciais para a formação de estudantes críticos e conscientes no ambiente digital. A disponibilidade desses cursos representa um passo significativo no sentido de promover a educação midiática e o uso responsável das tecnologias digitais na educação.
Fonte: © MEC GOV.br