Durante pandemia, médicos rs criam plataforma digital para emitir receitas digitais de medicamentos controlados, psicotrópicas e enfeitiçadas. Usamos aplicativo do Conselho de Medicina na Tech Cremers Fashion, acessível em áreas isoladas, sobrepasse difíceis deslocamentos. (147 caracteres)
Nesta quarta-feira, 8, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou que médicos inscritos no Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) estão autorizados, de forma temporária, a emitir receitas online de remédios controlados, como entorpecentes e psicotrópicos, para a população gaúcha, que enfrenta uma das suas piores crises climáticas e dificuldades no acesso aos serviços de saúde. Essa medida visa facilitar o atendimento aos pacientes que necessitam desses medicamentos, devido às circunstâncias desafiadoras enfrentadas no estado.
O procedimento será realizado por meio de uma plataforma digital criada pelos Conselhos Regionais de Medicina do Brasil em abril de 2020, durante a pandemia de covid-19, e já registra a emissão de 5 milhões de documentos. Além disso, os médicos de família e especialistas em medicina também estão engajados nesse esforço colaborativo para garantir que a população tenha acesso aos tratamentos necessários, mesmo diante das adversidades enfrentadas. A iniciativa demonstra a importância da atuação conjunta dos profissionais de saúde para assegurar o bem-estar da comunidade em momentos críticos.
Facilitando o Acesso dos Médicos à Prescrição Digital de Medicamentos Controlados
A plataforma digital criada pelo Cremers está revolucionando a forma como os médicos lidam com a prescrição de medicamentos de uso controlado. Com o apoio da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, o Conselho Regional de Medicina está promovendo ativamente o uso dessa ferramenta inovadora, que visa garantir maior facilidade de acesso aos médicos que lidam com pacientes que necessitam de medicamentos controlados.
Os médicos de família, especialistas em medicina, e professores de medicina estão se beneficiando significativamente dessa nova tecnologia. Agora, podem prescrever de forma mais eficiente e segura, garantindo o controle adequado da prescrição e rastreabilidade dos medicamentos dispensados. A emissão de receitas digitais está restrita a medicamentos de uso controlado, como entorpecentes e psicotrópicos, proporcionando maior segurança e controle no processo de prescrição.
O acesso à plataforma digital do Cremers também está beneficiando pessoas que estão em áreas isoladas ou com dificuldades de deslocamento. Essa iniciativa está trazendo alívio para pacientes que necessitam de medicamentos que só poderiam ser prescritos nas notificações de receita azul e amarela, englobando entorpecentes e psicotrópicos. Os médicos estão sendo incentivados a utilizar essa ferramenta para facilitar o acesso dos pacientes a esses medicamentos essenciais.
O presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, ressaltou a importância dessa iniciativa, especialmente para pacientes psiquiátricos e oncológicos que foram afetados por situações adversas, como enchentes. A prescrição digital de medicamentos de controle especial está trazendo benefícios significativos para esses pacientes, garantindo o acesso oportuno aos tratamentos necessários.
Os médicos gaúchos registrados no Cremers já podem utilizar essa ferramenta inovadora, acessando o ‘Espaço Médico’ no site do Conselho Regional. Em breve, a emissão das receitas digitais também estará disponível por meio do aplicativo do Conselho de Medicina, facilitando ainda mais o processo de prescrição e dispensação de medicamentos controlados. Essa iniciativa está transformando a prática médica, tornando-a mais eficiente e acessível para todos os envolvidos.
Fonte: @ Estadão