Tanque do sistema de lançamento espacial soldado para missão Artemis III. Equipamentos adicionais serão instalados para preparar foguete dos astronautas da força espacial.
A Nasa divulgou nesta sexta-feira (16) um vídeo em que mostra o foguete SLS (Space Launch System, ou Sistema de Lançamento Espacial, em tradução livre) que será o responsável por enviar astronautas à Lua.
A agência espacial dos Estados Unidos está cada vez mais inovando em suas missões espaciais. O trabalho da Nasa é fundamental para o avanço da exploração do espaço, mostrando o compromisso dos Estados Unidos com a ciência e tecnologia.
Nasa: Novas Estruturas para a Missão Artemis III
A missão Artemis III levará os integrantes da força espacial ao satélite da Terra em 2025. Segundo informações da agência espacial dos Estados Unidos, as principais estruturas que formarão o SLS já estão prontas para receber mais equipamentos.
Os técnicos finalizaram a soldagem da estrutura do tanque de oxigênio líquido de 51 pés em Nova Orleans em 8 de janeiro. O outro tanque, que armazenará o hidrogênio líquido, também já está completamente soldado. O processo de montagem do ‘hardware’ do foguete, responsável por levar os humanos novamente à Lua, envolve diversas etapas de soldagem, lavagem e adição de outros equipamentos.
A etapa de limpeza interna é crucial para garantir que os sistemas de propulsão não sejam contaminados. Os dois enormes tanques de propulsor do foguete conseguem armazenar mais de 733 mil galões de propulsor, que são super-resfriados. Esses tanques alimentam os quatro motores do foguete e devem permanecer frios para garantir que o líquido seja mantido, permitindo o lançamento da nave com sucesso.
Nasa: Preparativos para a Missão Artemis III
Com a missão Artemis III, a Nasa irá enviar uma nova equipe de astronautas para a Lua. Desta vez, a equipe será composta pela primeira mulher e a primeira pessoa negra a pisarem no satélite. A importância dessa missão para a agência espacial dos Estados Unidos é imensa, pois representa um marco na exploração espacial e na diversidade de astronautas envolvidos.
Fonte: © CNN Brasil