Gestora expande operações com títulos de crédito para investidores institucionais e pessoas físicas, atreladas a custos operacionais e covenants.
Publicidade O fortalecimento da relação com investidores brasileiros nos fundos de crédito privado pelo Pátria Investimentos visa facilitar a expansão do crédito e aprimorar a transparência nas operações. Essa estratégia, que teve início com investidores institucionais, agora se estende também a investidores individuais interessados em diversificar suas carteiras com produtos de crédito privado.
Com essa iniciativa, o Pátria Investimentos busca não só fortalecer sua atuação no mercado crédito, mas também oferecer novas oportunidades de financiamento para aqueles que buscam ampliar seus horizontes de investimento. Dessa forma, os investidores poderão diversificar sua carteira, aumentar sua rentabilidade e ter acesso a uma gama ainda maior de produtos de crédito privado para suas estratégias de investimento.
Explorando Oportunidades no Segmento de Crédito
A gestora que tem expandido seu portfólio relacionado a títulos de crédito está atenta às oportunidades que surgem com as mudanças regulatórias em produtos incentivados. O sócio responsável pelas operações de crédito do Pátria no Brasil, Alexandre Coutinho, destaca a importância de uma estratégia de expansão geográfica para dentro e para fora da empresa. Ele ressalta a necessidade de aprofundar o relacionamento com investidores institucionais, visando estruturar operações de crédito mais diversificadas.
A simplificação das operações vinculadas ao crédito privado se torna mais viável com investidores locais, uma vez que a compreensão do mercado financeiro nacional é facilitada para os investidores brasileiros. Coutinho comenta que a relação risco-retorno para pessoas físicas tem sido um foco crescente, visando oferecer estruturas personalizadas para esse público.
Expansão e Estruturação no Mercado de Crédito
Marchando nessa direção, o fundo Pátria Crédito Estruturado 365 completou um ano, apresentando um perfil robusto ao investimento local, com a maior parte da carteira alocada em securitizações. Esse veículo proporciona aos cotistas um retorno médio diário significativo, acima do CDI. O Pátria, conhecido por sua expertise em diferentes áreas como private equity, infraestrutura e real estate, busca aproveitar sinergias para minimizar os riscos de suas operações de crédito.
A abordagem da gestora está ancorada na proximidade com empresas e conselheiros estratégicos, a fim de estruturar o acesso a ativos de crédito de forma sólida e eficiente. A interação com as empresas e as mudanças regulatórias no setor de CRIs e CRAs são fatores importantes que norteiam o desenvolvimento de novos produtos baseados nesses instrumentos financeiros.
Foco na Mitigação de Riscos e na Diversificação
Uma das peculiaridades no tratamento de crédito em relação ao equity no Pátria está no perfil das empresas-alvo. Enquanto nos investimentos em participação busca-se empresas de crescimento expressivo, nas linhas de crédito, o objetivo é encontrar empresas mais estáveis. Essa abordagem permite a imposição de dívida e covenants para proteger o crescimento e evitar excessos.
A empresa adota uma postura rigorosa quanto ao crédito concedido às empresas investidas, mantendo uma clara separação entre as modalidades de crédito e equity. O estabelecimento de parcerias estratégicas com instituições financeiras renomadas e a contínua busca por novos produtos e estruturas inovadoras demonstram o comprometimento do Pátria em se manter na vanguarda do mercado de crédito e investimentos.
Fonte: @ Info Money