ouça este conteúdo
Inverno inicia dia 20 de junho às 17h51, devido à pequena variação da data fixa de acordo com fenômenos astronômicos como a incidência de luz solar no trópico.
O frio do inverno chegou mais cedo este ano, contrariando a crença popular de que a estação começa apenas no dia 21 de junho. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 2024, o inverno terá início às 17h51 do dia 20 de junho, marcando o começo de uma temporada gelada.
Com a chegada do inverno, as temperaturas baixas prometem se manter ao longo da estação do frio, trazendo consigo a necessidade de agasalhos e bebidas quentes para enfrentar o clima rigoroso. O inverno é uma época de contemplar a beleza das paisagens cobertas de neve e aproveitar o aconchego dos ambientes aquecidos.
Entendendo a Variação do Início do Inverno
🤔Mas, se os livros escolares muitas vezes trazem uma data fixa início de cada estação, por que ela pode mudar a cada ano? 🌍Antes de responder a essa pergunta, é preciso lembrar que o início de cada estação está ligado a dois tipos de fenômenos astronômicos: Solstício – determina o começo do inverno e do verão. São os momentos em que a luz do Sol incide de forma mais intensa sobre um dos hemisférios. Com isso, os dias são mais longos no verão e mais curtos no inverno; Equinócio – marca o início do outono e da primavera. Acontece quando a luz solar incide da mesma forma sobre os dois hemisférios, fazendo com que os dias e as noites tenham a mesma duração. Então, no caso do início do inverno, que acontece nesta semana, está para acontecer o solstício de inverno, momento de maior incidência de luz solar sobre o Hemisfério Norte, marcando o dia mais curto do ano no Hemisfério Sul. (veja mais abaixo)
🔭 Os astrônomos explicam que a pequena variação de dias de início das estações está relacionada a dois fatores: Ano trópico, isto é, quanto tempo a Terra leva para partir de algum dos pontos que definem as estações e retornar ao mesmo ponto; E o fuso horário. Ajustes anuais Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, explica que, em geral, os livros didáticos têm algumas datas fixas de início de cada estação, para ajudar na memorização. Mas, na realidade, ano a ano, elas sofrem algumas alterações.
🌍 O inverno e a Incidência de Luz Solar
É uma variação bem lenta, que tem influência da inclinação do eixo da Terra e, principalmente, do fato do tempo que a Terra gasta para dar a volta no Sol não ser de 365 dias, comenta a astrônoma. O chamado ano trópico, tempo entre duas passagens por uma mesma estação do ano, é diferente do ano civil. Enquanto o ano civil tem 365 dias – ou 366, se o ano for bissexto – o ano trópico tem duração de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Assim, da mesma forma que acontece com os anos bissextos, em que, a cada 4 anos, é preciso adicionar um dia a mais para compensar as horas extras que a Terra leva no movimento de translação, a cada ano um ‘ajuste’ é feito no horário de início das estações do ano, para compensar essa ‘sobra’. Josina explica que esse ‘ajuste’ é sempre de cerca de 6 horas, o que faz com que as estações possam ter uma variação pequena nos dias em que começam. O horário vai sempre variar de um ano para o outro. Então, se nesse ano o inverno começa no dia 20 de junho, às 17h51, no ano que vem o início dessa estação vai ser no dia 20, por volta das 23h40, exemplifica. Outro ponto ressaltado pela astrônoma que influencia o dia em que a estação vai começar é o fuso horário. Como no Brasil, por exemplo, há quatros diferentes fusos horários, em um mesmo ano, o inverno pode começar em dias diferentes, a depender do local do país – apesar do início oficial levar em conta sempre o horário de Brasília.
🔭 Dias Diferentes das Noites e a Variação de Luz Solar
A variação na duração dos dias e das noites também está diretamente ligada à inclinação da Terra e sua volta em torno do Sol. A compreensão desses fenômenos astronômicos nos ajuda a perceber a complexidade por trás da definição das estações do ano e como a incidência de luz solar varia ao longo do ano, especialmente no inverno.
Fonte: © G1 – Globo Mundo