Presidente da CBF fala sobre atrasos na Copa do Brasil e outras mudanças no calendário devido a intervenções diversas.
.
Novo diretor de seleções do CBF fala sobre requerimento de paralisar o Brasileirão
+ Rodrigo Caetano é anunciado como novo diretor de seleções da CBF
Gerente do Flamengo fala sobre pedido de paralisação do Brasileirão durante a Copa América
- Copa Intercontinental da Fifa: quem ganhar a Libertadores (Atlético-MG, Botafogo, Bragantino, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Palmeiras e São Paulo estão na disputa), cuja final está prevista para 30 de novembro, terá vaga no torneio da Fifa que ocorrerá em dezembro.
Se algum finalista da Copa do Brasil for campeão continental, haverá conflito de datas.
- Dano ao calendário de 2025: ainda que não haja time brasileiro no Intercontinental, o adiamento da Copa do Brasil obrigaria dois times a esticarem as férias em janeiro, o que atrasaria o início da temporada 2025 dessas equipes.
Os clubes que estão pleiteando a mudança do calendário são Athletico-PR, Atlético-MG, Botafogo, Bragantino, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, São Paulo e Vasco.
– Nós colocamos para que a diretoria de competições possa analisar todos os pontos que eles solicitam.
Eu verifiquei o documento, é um documento complexo que não é apenas fazer um adiamento de duas partidas pós-Brasileirão.
Isso envolve também os direitos de transmissão, de patrocinadores que estão já sabendo que a competição terminaria naquelas datas – declarou ao ge o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que continuou: – Posterior ao Brasileirão envolve férias de atletas, envolve o próprio Sindicato dos Atletas, envolve também um calendário de 2025 que pode ser estrangulado…
Mas mesmo assim a CBF sempre vai buscar entender e dar respostas que sejam técnicas para que os clubes sejam envolvidos. É isso que temos feito, mas já sabendo de antemão que tem uma série de outras intervenções que impactam no calendário já tão castigado que é o brasileiro.
Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues ainda não respondeu aos clubes — Foto: Thais Magalhães/CBF A ideia foi confirmada na última quinta-feira pelo gerente de futebol do Flamengo, Luís Carlos Azevedo, em entrevista coletiva após a vitória por 3 a 0 sobre o Bangu em Aracaju (veja no vídeo acima).
A mudança no calendário teria como objetivo inverter as quatro rodadas previstas durante a Copa América pelas oitavas e quartas de final da Copa do Brasil, de modo que nenhuma equipe fosse desfalcada durante o Brasileirão. E outras duas rodadas sejam disputadas nas datas das finais. Se aprovada pela CBF, a mudança adiaria a final da Copa do Brasil.
As oitavas e quartas de final seriam antecipadas para o período durante a Copa América, mas a decisão do torneio passaria para os dias 11 e 15 de dezembro, após o fim do Brasileirão. Como a Copa América, que será disputada nos Estados Unidos, faz parte do calendário da Fifa, a liberação dos convocados é obrigatória.
Na última data Fifa, em novembro, 29 jogadores que atuavam na Série A foram chamados por seleções sul-americanas.
Veja também
Fonte: © GE – Globo Esportes