A décima edição do Rio Open começa neste sábado com Alcaraz, Wawrinka e João Fonseca. Competição de tênis da série ATP 500 em quadras de saibro.
Rio Open: Uma Competição de Alto Nível
Norrie vence Alcaraz em final mais longa da história do Rio Open 2023, um marco no campeonato de tênis que se tornou o primeiro do Brasil a entrar para a série ATP 500. A ATP é responsável pelo ranking mundial do esporte, oferecendo prêmios em dinheiro aos jogadores conforme avançam nas chaves. Um ATP 500 proporciona até 500 pontos no ranking, sendo uma competição prestigiada e de alto nível.
A Série ATP 500 e seu Prestígio
Existem apenas 13 torneios de nível ATP 500 em todo o mundo, com o Rio Open sendo o único representante na América do Sul. Além disso, o campeonato é um dos três torneios ATP 500 com quadras de saibro, ao lado de Barcelona e Hamburgo, agregando ainda mais prestígio à competição.
O Brasil Open e a Disputa Feminina
Além do Rio Open, o Brasil Open foi um dos principais campeonatos do país até ser substituído pelo ATP de Santiago, no Chile. Inicialmente, o Rio Open incluía as quatro categorias: simples e duplas masculinas e femininas, mas a participação feminina foi descontinuada para focar na disputa masculina e promover o crescimento do ATP 500 na América do Sul.
Grandes Vencedores do Rio Open
Ao longo das edições do Rio Open, grandes nomes do tênis conquistaram títulos na categoria simples, como Rafael Nadal, David Ferrer e Dominic Thiem. A presença de estrelas do esporte eleva o prestígio do campeonato, destacando a importância do torneio no cenário internacional.
O Clube Top 100 e a Torcida Ilustre
No Rio Open, todos os brasileiros que integram o top 100 do ranking mundial de tênis são convidados para assistir aos jogos no Jockey Club Brasileiro. Personalidades como Gustavo Kuerten marcam presença na torcida, criando um ambiente de celebração e apoio aos grandes talentos do esporte.
Fonte: © GE – Globo Esportes