UE vai aprovar lei para apreender bilhões de ativos russos congelados, visando reconstrução da Ucrânia e lidando com apropriação essencialmente de ladrões.
A Rússia reafirmou sua posição de defesa de seus interesses financeiros diante das ameaças do Ocidente. Segundo a agência russa Tass, o governo russo prometeu uma resposta ‘muito dura’ caso os Estados Unidos e a União Europeia decidam apreender bilhões de dólares em ativos financeiros russos no exterior.
O posicionamento firme da Rússia reflete a determinação do país eslavo em proteger sua economia de possíveis sanções internacionais. O governo russo deixou claro que não irá tolerar interferências em seus investimentos financeiros no exterior, garantindo uma resposta enérgica a essa ameaça.
União Europeia adota lei para reservar lucros obtidos com ativos congelados do Banco Central da Rússia
No dia 12 de fevereiro, a União Europeia decidiu implementar uma medida que visa reservar os lucros gerados com ativos congelados do Banco Central da Rússia nos países membros do bloco. Parte desses recursos seria destinada para o financiamento da reconstrução da Ucrânia, após a invasão russa no país eslavo.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, expressou em uma entrevista a sua indignação com a iniciativa da União Europeia, classificando-a como um ‘roubo’, de acordo com a agência de notícias Tass. Zakharova afirmou que se trata de uma apropriação indevida de algo que não pertence aos países europeus. Para a Rússia, a situação atual evidencia que ela está essencialmente lidando com ladrões.
‘Considerando que o nosso país qualificou isto como roubo, a atitude será em relação aos ladrões’, ressaltou Zakharova.
Além disso, Moscou alertou que caso seus ativos sejam apreendidos, tomará medidas para confiscar reservas dos Estados Unidos, Europa e outras nações.
Desde o início da invasão à Ucrânia em fevereiro de 2022, os Estados Unidos e seus aliados têm impedido a Rússia de realizar determinadas transações no mercado internacional. Esse bloqueio resultou na apreensão de cerca de US$ 300 bilhões (equivalente a R$ 1,5 trilhão) em ativos russos no Ocidente.
Lidando com ladrões: Rússia ameaça confiscar reservas internacionais em retaliação
Fonte: © G1 – Globo Mundo