Missão Polaris Dawn, com quatro tripulantes, partirá do Kennedy Space Center e deve atingir o ponto mais distante da Terra alcançado por humanos desde 1972, superando a Estação Espacial Internacional, com duração de cinco dias, utilizando o Crew Dragon.
A empresa de tecnologia espacial SpaceX, fundada pelo visionário Elon Musk, realizou um lançamento histórico às 6h25 desta terça-feira (10), quando o foguete que será utilizado na primeira caminhada espacial privada da história decolou com sucesso. Esse marco representa um grande passo para a SpaceX e para a exploração espacial privada.
O foguete foi lançado do Kennedy Space Center, uma base da Nasa localizada na Flórida, Estados Unidos. Essa missão espacial inédita é um exemplo de como a colaboração entre a iniciativa privada e as agências espaciais governamentais pode impulsionar o avanço da exploração espacial. Com essa conquista, a SpaceX se consolida como uma das principais empresas de tecnologia espacial do mundo, e abre caminho para futuras missões espaciais inovadoras. A era da exploração espacial privada está em ascensão!
Lançamento do Falcon 9 da SpaceX
Depois de dois adiamentos devido a condições meteorológicas desfavoráveis no fim de agosto, a SpaceX finalmente realizou o lançamento do Falcon 9. As equipes da empresa monitoraram as condições para determinar as possíveis janelas de lançamento. A missão Polaris Dawn, batizada em homenagem ao programa Polaris, tem como objetivo alcançar 1.400 km de altitude, o que será o ponto mais distante da Terra alcançado por humanos desde o programa Apollo, encerrado em 1972. A Estação Espacial Internacional (ISS), por exemplo, fica a 420 km da Terra.
A empresa prevê um voo de cinco dias com quatro civis a bordo. No terceiro dia, dois passageiros da Polaris Dawn poderão realizar uma caminhada espacial a 700 km da Terra. Esta é a primeira missão do programa Polaris, organizado pelo bilionário Jared Isaacman, um dos passageiros deste voo. Outros dois voos dentro dessa iniciativa são previstos pela SpaceX, incluindo um com a Starship, a maior nave espacial do mundo.
Preparação para a Caminhada Espacial
A caminhada espacial exigirá uma preparação nas 45 horas anteriores, segundo a agência de notícias Reuters. Os tripulantes passarão por um processo de ‘pré-respiração’, voltado para preencher a cabine da nave apenas com oxigênio. A ideia é evitar a presença de nitrogênio, que, se estiver na corrente sanguínea, pode bloquear o fluxo de sangue nos passageiros. Antes da saída, a Crew Dragon é despressurizada e exposta ao vácuo do espaço.
A caminhada espacial também exige trajes específicos, que foram desenvolvidos pela SpaceX para esta missão. O uniforme batizado de traje para atividade extraveicular (EVA, na sigla em inglês) foi fabricado com materiais dos foguetes da empresa, um visor e uma câmera de última geração no capacete, além de tecidos térmicos e um design que promete dar mais mobilidade aos astronautas.
Passageiros da Polaris Dawn
A tripulação da Polaris Dawn é composta por quatro civis, incluindo o comandante Jared Isaacman, presidente-executivo do serviço de pagamentos americano Shift4. Em 2021, ele bancou e participou da missão Inspiration4, também da SpaceX, em que tripulantes civis ficaram na órbita da Terra durante três dias, sem a presença de astronautas profissionais, um feito histórico no turismo espacial.
Os outros passageiros são Scott Poteet, tenente-coronel aposentado da Força Aérea americana; Sarah Gillis, engenheira de operações espaciais da SpaceX, responsável pelo programa de treinamento da empresa para astronautas; e Anna Menon, engenheira de operações espaciais da SpaceX e responsável por gerenciamento de missões. Isaacman tem uma fortuna de quase US$ 2 bilhões (R$ 11 bilhões) e é o único da tripulação com experiência em voos espaciais – em 2021, ele financiou a Inspiration4, primeira missão espacial totalmente civil.
Fonte: © G1 – Tecnologia