Coisas ruins acontecem com todos, mas permanecer no ciclo da negatividade destrói autoestima e relações sociais. Vampiro emocional, padrão de vítima, papel de vítima, reconhecer que você comete erros.
A viticmização pode ser um comportamento demasiado comum entre as pessoas que parecem perder a noção da realidade. A vitimização de si mesmo ou de outros pode ser um comportamento que prejudica a todos ao redor. Essas pessoas podem se encontrar em situações complicadas e dificilmente conseguem superar obstáculos por conta própria.
Ao se vitimizar em excesso, essas pessoas podem se tornar uma vítima para si mesmas, alimentando a própria emoção negativa e perdendo a capacidade de tomar decisões que possam mudar o seu curso de vida. A vitimização pode se apresentar em diferentes formas, como a vítima que sempre se queixa de ter tido uma vitimização injusta, ou a pessoa que acredita que sempre será vítima de um golpe. É importante observar se essa pessoa está clamando por atenção e reconhecimento. A vitimização pode ser um meio para obter atenção e simpatia de outras pessoas. Além disso, a vitimização pode ser um método para se libertar de responsabilidades e vitimizar as outras pessoas ao redor.
11 Sinais de que você está sendo vitimizado
A vida não é uma novela intensa onde você é sempre o protagonista, mas para algumas pessoas, é exatamente isso que acontece. Elas vivem em um mundo de vitimização, onde tudo o que acontece é culpa dos outros e elas são sempre as vítimas. Mas, afinal, quem é que se beneficia disso? Quem é que se vitimiza?
Não dizemos que tudo o que nos acontece é culpa nossa, mas também não é real que sejamos vítimas de tudo o que nos acontece. Há pessoas que, nesse papel de vítimas, se sentem confortáveis, mesmo que não seja o melhor padrão para eles ou para aqueles ao seu redor.
Assim sendo, é hora de saber se você está sendo vitimizado. Aqui estão os 11 sinais que indicam que alguém está fazendo o papel de vítima.
1 – A culpa é sempre de outra pessoa
É o sinal mais claro de que você está sendo vitimizado. Eles nunca são responsáveis por nada. Todos cometemos erros, erramos e erramos. Errar não mede o seu valor como pessoa, e entender que nenhum erro nos define nos ajudará a começar a ser capazes de aceitar a culpa, assumi-la e aprender com ela. Alguém que sempre faz o papel de vítima nunca assume a responsabilidade por seus erros ou os admite.
2 – Drama é o melhor amigo da pessoa
A vida das pessoas que se fazem de vítima é como se fosse uma novela intensa, onde elas se enxergam como protagonistas. A mentalidade de vítima torna-se forte graças a um drama constante que mantém a atenção voltada para eles e reforça a visão de que a vida está constantemente contra eles.
3 – Precisa de atenção constante e de ser ‘resgatado’
Quem sofre de vitimização sempre quer chamar a atenção e ser, de alguma forma, resgatado. Em vez de procurar ajuda eficaz ou empatia legítima, a pessoa que se faz de vítima procura despertar a pena dos outros e, até esse ponto, confirmar que não consegue resolver os problemas sozinha.
4 – Carregam a negatividade como sua bandeira
Não queremos que você acredite que o positivismo tóxico é necessário para não parecer vítima, mas o extremo oposto, uma negatividade exacerbada e irrealista, é um sinal de que podemos estar olhando para alguém que sofre de vitimização. O pensamento negativo pode levar a um maior risco de problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade. Alguém que faz o papel de vítima tende a erradicar quaisquer pensamentos que não sejam negativos sobre sua vida e o que acontece com ela.
5 – Eles são rancorosos
Se pensarmos que quem faz o papel de vítima só tem espaço para as coisas ruins que os acontecem, o que faz você pensar que ele vai esquecer aquela vez que você o machucou? Uma pessoa que sofre de vitimização lembra-se de cada pequeno mal que lhe foi causado e menciona-o sempre que tem oportunidade.
6 – Buscam constantemente validação externa
Por terem falta de assertividade, capacidade de expressar os próprios interesses e defendê-los dos outros, é possível que isso provoque uma necessidade constante de validação. Pessoas que sempre fazem o papel de vítima buscam confirmação externa de sua narrativa interna de ser vítima. Ou seja, é uma tentativa de fazer com que as pessoas validem o seu estatuto de ‘vítimas’. Eles não precisam de um ‘o projeto não deu certo, mas você fez um ótimo trabalho’, mas sim de um ‘você tem razão, o chefe está contra você’.
7 – Eles são vampiros emocionais
A pessoa que se faz de vítima é como um vampiro emocional, que se alimenta da energia das pessoas ao seu redor. Eles são capazes de extrair a energia emocional das pessoas, sem nunca dar nada em troca.
8 – Eles usam o padrão de vítima para controlar
Quem se faz de vítima usa o padrão de vítima para controlar as pessoas ao seu redor. Eles são capazes de manipular as pessoas, fazendo-as se sentir responsáveis por sua situação.
9 – Eles não reconhecem que você está cometer erros
Alguém que se faz de vítima nunca reconhece que você está cometer erros. Eles sempre acham que você está certo e que o outro está errado.
10 – Eles são capazes de manipular a realidade
Quem se faz de vítima é capaz de manipular a realidade para se beneficiar. Eles são capazes de criar uma realidade alternativa, onde eles são sempre a vítima.
11 – Eles são capazes de criar um ciclo de vitimização
A pessoa que se faz de vítima é capaz de criar um ciclo de vitimização, onde eles são sempre a vítima e os outros são sempre os culpados. Eles são capazes de manter esse ciclo em movimento, sem nunca se responsabilizar por nada.
Fonte: @ Minha Vida