Anãs M são as mais abundantes no Universo, possíveis indicativas de planetas com atmóferas para vida e estudos no Departamento de Física e Astronomia.
A descoberta de um roteiro formado por estrelas anãs M pode ser um passo importante na busca por vida e suas formas além do planeta Terra. O ‘mapa’ do espaço foi criado por dois astrônomos do Departamento de Física e Astronomia da Universidade Estadual da Geórgia, nos EUA, que buscam entender melhor o Universo e suas possibilidades.
Essas estrelas, que representam cerca de 75% de todas as estrelas do Universo, são difíceis de serem vistas a olho nu, mas podem ter um papel importante na formação de planetas e, eventualmente, vida. Alguns científicos especulam que a vida fora da Terra pode não ser tão alienígena quanto pensamos, e que existem formas de vida em outros planetas que ainda não foram descobertas. Essa teoria pode ser verificada com o estudo dessas estrelas anãs M e seus planetas.
Descoberta de Planetas Em Torno de Estrelas Anãs M
Os pesquisadores da Universidade da Geórgia questionam os números alarmantes de planetas que orbitam apenas 3% de estrelas de um determinado tipo, defendendo que a realidade pode ser bem diferente. ‘Eu acho que quase todos os tipos de estrelas poderiam suportar vida’, disse Wei-Chun Jao, astrônomo da equipe e professor adjunto, enfatizando o papel das estrelas anãs M na busca por vida alienígena.’A vida, por sua vez, pode estar muito próxima daquela em nosso Sistema Solar, orbitando as anãs M’, afirma Jao.
Estrelas Anãs M e a Vida Extraterrestre
Segundo os cientistas, as anãs M oferecem às equipes mais oportunidades de encontrar vida. ‘As anãs M têm uma atmosfera que pode ser estudada de perto, o que é essencial para entender o ambiente de um planeta’, destacou Jao. ‘Além disso, as anãs M são muito mais comuns em nosso Universo do que as estrelas mais massivas, o que significa que há mais chances de encontrar vida em planetas orbitando anãs M’.
Buscando Vida nas Estrelas Anãs M
O Departamento de Física e Astronomia da Universidade da Geórgia, liderado por Todd Henry, desenvolveu uma lista de estrelas próximas com planetas em zonas de água líquida. ‘Muitos planetas são encontrados orbitando anãs M, e a maioria deles é terrestre ou netuniana em tamanho, em vez de joviana’, observou Jao, ‘e a vizinhança solar é dominada por anãs M que provavelmente são orbitadas por muitos planetas pequenos, ainda não vistos, alguns dos quais podem abrigar vida muito próxima daquela em nosso Sistema Solar’.
Água e Vida nas Estrelas Anãs M
Os astrônomos consideram que o papel das moléculas na atmosfera dos planetas em zonas de água líquida é fundamental. ‘A água, o metano, o oxigênio e o ozônio são pistas essenciais para encontrar vida extraterrestre, e os telescópios espaciais James Webb e Nancy Roman podem detectá-las’, explicou Jao. ‘As anãs M aumentam as chances de encontrar outras formas de vida por causa da sua abundância no espaço’.
Fonte: @Olhar Digital