ouça este conteúdo
Mais de 200 policiais civis e militares atuam na operação de suspensão de atividades ligadas a redes criminosas, narcotráfico e especulação imobiliária.
Nesta terça-feira (6), as autoridades realizam uma operação na conhecida Cracolândia, localizada no centro da cidade de São Paulo. Mais de 200 mandados estão sendo cumpridos, incluindo prisões, buscas, apreensões, sequestros e bloqueios de bens, além da suspensão de atividades econômicas em prédios comerciais.
A ação visa combater o tráfico de drogas e a presença de usuários na região. A Cracolândia é um ponto crítico de concentração de usuários de drogas, o que tem impactado negativamente a segurança e a ordem pública. Medidas enérgicas estão sendo tomadas para tentar conter essa situação preocupante.
Operação Salus et Dignitas: Desmantelando Redes de Narcotráfico na Cracolândia
A articulação que integra a Operação Salus et Dignitas tem como foco desmantelar as redes de narcotráfico que atuam no centro da cidade, com a intenção de intervir em locais onde residem famílias. A Cracolândia, conhecida por abrigar um grande contingente de usuários de drogas e indivíduos em situação de rua, transformou-se em um território de conflito que envolve a especulação imobiliária.
Intervenção Governamental na Cracolândia: Suspensão de Atividades Criminosas
De acordo com comunicado oficial, os imóveis que estejam envolvidos em atividades criminosas terão suas licenças de funcionamento revogadas e serão devidamente lacrados. A ação foi documentada pela Craco Resiste, movimento social que defende os direitos dos habitantes da Cracolândia, por meio de postagens no Instagram.
Triagem e Encaminhamento de Famílias na Cracolândia
As famílias residentes na região serão submetidas a triagem e, após avaliação, serão direcionadas a locais como unidades de saúde, abrigos, a Central Integrada de Atenção e Acolhimento, o Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Essa medida tem gerado preocupação entre os coletivos que lutam pela dignidade dos usuários de drogas, devido à possibilidade de internações compulsórias, prática observada em outras localidades, como Florianópolis.
Ampla Mobilização para a Operação na Cracolândia
Mais de 1 mil agentes das polícias civil e militar foram mobilizados para a operação, juntamente com rodoviários federais, promotores públicos e representantes das subprefeituras da capital e do Ministério do Trabalho e Emprego. O governo anunciou a escala de equipes para fornecer serviços como emissão de documentos, alimentação e distribuição de kits com roupas e produtos de higiene pessoal, organizados pelas secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e Saúde.
Fonte: @ Agencia Brasil