Participantes do estudo tiveram aumento significativo na atividade das plaquetas sanguíneas, elevando risco de formação de coágulos.
Os adoçantes se tornaram uma opção popular como substituto do açúcar Foto: Freepik Desde a criação do primeiro substituto do açúcar, a sacarina, em 1879, os pesquisadores continuam buscando maneiras de reproduzir o sabor doce do açúcar sem as calorias associadas. Os adoçantes se tornaram uma alternativa comum ao açúcar e podem ser tão doces quanto ou menos doces em comparação ao açúcar natural, permitindo sua utilização em diversos alimentos de forma eficiente.
Além disso, os adoçantes são uma opção viável como substituto do açúcar em diversas receitas. A variedade de opções disponíveis no mercado oferece aos consumidores a possibilidade de escolher o adoçante mais adequado para suas necessidades, seja para reduzir o consumo de açúcar ou para controlar a ingestão de calorias. Experimentar diferentes tipos de adoçantes pode ser uma maneira interessante de descobrir novos sabores e encontrar alternativas saudáveis para adoçar os alimentos do dia a dia.
Adoçante: Alternativa Eficaz para o Consumo de Açúcar
Notícias relacionadas 7 sinais que o seu corpo dá de que você anda comendo açúcar demais Açúcar e diabetes: mitos e verdades sobre o consumo excessivo 8 dicas para combater o desejo por açúcar Um desses adoçantes é o eritritol, que é encontrado naturalmente em certas frutas e vegetais, e produzido comercialmente através da fermentação de um açúcar simples chamado dextrose, extraído do milho.
De acordo com a publicação da Medical News Today, um estudo publicado em março de 2023, encontrou uma relação entre o uso de eritritol e o aumento do risco de eventos cardiovasculares graves, incluindo infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Os pesquisadores também descobriram que os participantes do estudo mostraram um aumento significativo na atividade das plaquetas sanguíneas após ingerirem eritritol, elevando o risco de formação de coágulos. No entanto, nenhum aumento foi observado nos participantes que consumiram glicose. Existe um substituto ‘saudável’ para o açúcar? A nutricionista Monique Richard afirmou que este estudo contribui para a crescente preocupação geral com adoçantes artificiais e substitutos.
‘Quando criamos substitutos que são metabolizados de forma diferente e os adicionamos como ingredientes em alimentos promovidos como ‘mais saudáveis’, as pessoas podem acabar consumindo mais do que a quantidade pretendida em sua dieta ou com mais frequência, o que pode ser contraproducente ao propósito inicial do ingrediente’, explicou Monique em conversa com Medical News Today. A nutricionista ainda destacou que demonizar o açúcar ou evitá-lo a todo custo geralmente não é útil, sustentável ou necessário. No entanto, é importante compreender como deve ser a ingestão saudável de açúcar ou alternativas apropriadas. Para adoçar naturalmente receitas, refeições e satisfazer o desejo por doces, a profissional sugeriu usar: Mel Xarope de bordo Açúcar de coco Frutas Geleias Stevia e fruta-do-monge também são opções naturais de adoçantes não nutritivos (sem calorias). Açúcares naturais ou minimamente refinados ainda devem ser consumidos em pequenas quantidades e como parte de uma dieta saudável.
Fonte: @ Terra