William cuidou da avó após acidente vascular cerebral, despertando vontade de atuar na área da saúde.
A medicina é uma área que desperta grande interesse em muitos jovens, e para William Lopez Rodrigues da Silva, de 19 anos, a aprovação em medicina na Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto (SP), é o cumprimento de um sonho. Ele sempre se dedicou aos estudos, buscando entender os princípios fundamentais da medicina e como eles podem ser aplicados para melhorar a vida das pessoas.
Além da medicina, a saúde é um tema que também é muito relevante, pois envolve a prevenção e o tratamento de doenças. A enfermagem é outra área que está intimamente ligada à medicina, pois os enfermeiros desempenham um papel fundamental no cuidado aos pacientes. Para aqueles que desejam seguir carreira na área da saúde, existem vários cursos técnicos que podem ser uma ótima opção, como o curso técnico em enfermagem. É importante lembrar que a medicina é uma área em constante evolução, e é fundamental estar sempre atualizado sobre as novas descobertas e tecnologias. Além disso, a saúde é um direito de todos, e é nosso dever garantir que todos tenham acesso a serviços de saúde de qualidade. Portanto, a medicina e a saúde são áreas que requerem dedicação e compromisso, mas também oferecem recompensas pessoais e profissionais.
Introdução à Medicina
O jovem William, aluno de escola pública, teve sua vida transformada após cuidar da avó materna, Maria Aparecida Breve Lopez, que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2019. Essa experiência o levou a se interessar pela área da saúde e, posteriormente, a escolher o curso de medicina. William lembra que, na época, ele ficava em casa para ajudar na alimentação e locomoção da avó, e quando o segundo AVC ocorreu, ele ia com os primos até o hospital e chegou a trocar a sonda e as fraldas de Maria Aparecida. Essa experiência despertou seu interesse em participar de mais coisas na área da saúde, incluindo a enfermagem e o curso técnico.
Desenvolvimento do Interesse pela Saúde
Em 2021, após um novo AVC, Maria Aparecida precisou ser hospitalizada e passou a morar na casa de outro familiar, onde ficou até morrer, em 2024. William não conseguiu ajudar a avó como gostaria, mas isso o motivou a se dedicar aos estudos e aplicar para o cursinho em 2024, com o objetivo de passar no vestibular da Fuvest para medicina. Ele também se interessou pela enfermagem, que se tornou sua segunda opção. Recentemente, William conquistou vagas nos dois cursos escolhidos: em medicina, pelo Provão Paulista, e enfermagem pelo vestibular da Fuvest, ambos na USP de Ribeirão Preto. Ele escolheu a primeira opção e está ansioso para as aulas começarem, acreditando que a medicina é a área que mais pode contribuir para a saúde.
Apoio e Dedicação
Para realizar o sonho de entrar na faculdade, foi preciso muito estudo e disciplina por parte do estudante. O pai, William Rodrigues da Silva, lembra dos dias corridos em que mal via o filho em casa. ‘Eu vi ele estudando bastante tempo, ele correndo pra lá e pra cá, pega livro, vai pra biblioteca. Era complicado, ele emagreceu, a gente vê que quando você tem um foco e, realmente leva a sério, é possível, sim.’ Além das aulas regulares, cursinho social e curso técnico, o estudante aproveitava os intervalos para se dedicar em responder questões antigas dos vestibulares que iria prestar. O compromisso com o estudo, ele diz, é resultado do apoio que os pais depositaram nele desde muito novo, e que o levou a se interessar pela medicina e pela saúde em geral, incluindo a enfermagem e o curso técnico.
Fonte: © G1 – Globo Mundo