ouça este conteúdo
Ministra declara que programa Farmácia Popular oferecerá 95% dos medicamentos gratuitamente para toda população, sob gestão atual. Lula presidiu.
A secretária da Saúde, Mariana Silva, destacou, na última quinta-feira (11), que a expansão da rede Farmácia Popular é uma prova do compromisso que a administração atual tem com os cidadãos. A partir de agora, a farmácia passa a disponibilizar 95% dos remédios e materiais gratuitamente para todos os moradores. ‘São duas décadas de um programa instaurado pelo presidente Lula em seu início de governo.
Além disso, a farmacêutica Ana Carolina ressaltou a importância do programa de assistência farmacêutica para a saúde pública do país. ‘A oferta de medicamentos gratuitos é fundamental para garantir o acesso da população aos tratamentos necessários’, afirmou Ana Carolina em entrevista coletiva. A iniciativa visa promover o bem-estar e a qualidade de vida de todos os brasileiros.
Farmácia Popular: Programa de Assistência Farmacêutica
Quando mencionamos o Farmácia Popular, estamos ressaltando os cuidados essenciais com a saúde da população, um compromisso fundamental para a gestão atual. O presidente Lula, que presidiu o relançamento do programa, enfatiza que governar é cuidar, e o Farmácia Popular é a materialização desse cuidado. A ministra destacou a importância do programa, que reflete o zelo do Sistema Único de Saúde (SUS) pela saúde dos brasileiros.
Novidades no Programa de Medicamentos Gratuitos
O anúncio das atualizações no programa ocorreu em Brasília, com a presença de representantes do Senado, da Câmara dos Deputados, do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde (Sectics), responsável pelo Farmácia Popular. Agora, os cidadãos terão acesso gratuito a medicamentos para tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite, beneficiando cerca de 3 milhões de usuários. Além disso, espera-se que os usuários economizem até R$ 400 por ano.
Relevância do Programa de Assistência Farmacêutica
A ministra ressaltou a importância do Farmácia Popular, evidenciada em pesquisas que demonstram sua alta aprovação entre os brasileiros. O programa é uma realidade nacional que busca sua universalização, consolidando-se como parte fundamental da assistência farmacêutica e dos cuidados com a saúde da população. O senador Humberto Costa, ex-ministro da Saúde, elogiou a restauração do programa na atual gestão, destacando a competência e o compromisso do Ministério da Saúde com os princípios do SUS.
Ampliação do Programa Farmácia Popular: Impacto Positivo na Saúde Pública
Para o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, a expansão do programa é um marco significativo que contribui para salvar vidas. Ele enfatizou que os recursos adicionais e o aumento no atendimento representam não apenas números, mas vidas sendo preservadas. O diretor do Departamento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde e de Inovação para o SUS, Leandro Safatle, destacou o intenso trabalho realizado para fortalecer o Farmácia Popular, descrevendo a ampliação como um avanço nas políticas de atendimento à população.
Contexto do Farmácia Popular
O programa Farmácia Popular foi estabelecido pelo Governo Federal em 2004 com o objetivo de oferecer medicamentos e insumos de saúde à população. Relançado pelo presidente Lula no ano anterior, o programa foi expandido para incluir novas gratuidades, como remédios para osteoporose e anticoncepcionais. Em 2024, está prevista a distribuição de absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Fonte: @ Ministério da Saúde