Edição Mundial 2025 nos EUA com 32 equipes de todos os continentes, vagas preenchidas, formato ampliado, seguindo edições 2022 e 2024.
Carlo Ancelotti declarou de forma enfática que o Real Madrid não marcará presença na primeira edição do renovado Mundial de Clubes da Fifa, alegando questões financeiras.A competição, com um novo formato expandido, está agendada para ocorrer nos Estados Unidos em junho e julho de 2025, reunindo 32 equipes representantes da África, Ásia, Europa, Américas e Oceania.Até o momento, 29 das 32 vagas já foram preenchidas.O Real Madrid conquistou sua vaga ao se consagrar campeão nas edições 2022 e 2024 da Uefa Champions League.Em uma entrevista ao periódico italiano Il Giornale nesta segunda-feira, Ancelotti reiterou que o Real Madrid não pretende participar, seguindo a decisão de outros clubes ainda não revelados.
No entanto, a Competição Mundial promete ser um espetáculo de alto nível, reunindo os melhores clubes de diferentes continentes em busca do título. A torneio Mundial será uma oportunidade única para os fãs do futebol apreciarem confrontos emocionantes e jogadores de renome internacional em ação. O mundo do futebol aguarda ansiosamente pelo início do torneio, que promete agitar o cenário esportivo global com sua magnitude e competitividade.
O Mundial de Clubes: Competição Mundial em Formato Ampliado
O Mundial de Clubes da Fifa é a principal iniciativa do órgão dirigente do futebol mundial para tentar replicar o sucesso de competições como a Champions League e a CONMEBOL Libertadores. A última edição do formato atual da competição, que foi realizada em dezembro de 2023, na Arábia Saudita, contou com apenas sete times e foi vencida pelo Manchester City, que venceu o Fluminense na final. O novo formato, anunciado em 2022, deverá incluir 12 equipes da Uefa, seis da CONMEBOL, quatro de cada da Concacaf, CAF e AFC, uma da OFC da Oceania e uma do país anfitrião.
Edição Mundial de Clubes 2025: Vagas Preenchidas e Real Madrid
Essas equipes qualificam-se através de um ‘caminho dos campeões’ – vencendo a competição de clubes do seu continente – ou de um ‘caminho de classificação’, com base no desempenho internacional recente. O torneio tem enfrentado críticas de ligas e sindicatos de jogadores, que argumentam que os atletas estão sobrecarregados. Falando no mês passado, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, rejeitou essas alegações. ‘A Fifa organiza cerca de 1% dos jogos dos principais clubes do mundo’, disse. ‘Quando se trata de seleções nacionais, é muito parecido. Se olharmos para todos os jogos de seleções nacionais em todo o mundo, ainda temos entre 1% e 2% dos jogos organizados pela Fifa. Todos os outros jogos, 98% a 99%, são feitos por outras organizações’.
Primeira Edição Mundial de Clubes: Jornal Italiano Il e Real Madrid
‘Com estes jogos de 1% ou 2% que a Fifa organiza, ela está financiando o futebol em todo o mundo. Espero que estes números acabem com este debate inútil’. Ancelotti está de férias em Vancouver, no Canadá, depois de uma temporada que o levou a levar o clube à dobradinha com os títulos de LALIGA e da Champions League. Quais times estão classificados para o Mundial de Clubes de 2025? Palmeiras (Brasil), Flamengo (Brasil), Fluminense (Brasil), Chelsea (Inglaterra), Real Madrid (Espanha), Manchester City (Inglaterra), Bayern de Munique (Alemanha), Borussia Dortmund (Alemanha), Paris Saint-Germain (França), Inter de Milão (Itália), Juventus (Itália), Porto (Portugal), Benfica (Portugal), Atlético de Madrid (Espanha), RB Salzburg (Áustria), Al-Hilal (Arábia Saudita), Urawa Red Diamonds (Japão), Al Ahly (Egito), Wydad Casablanca (Marrocos), Monterrey (México), Seattle Sounders (Estados Unidos), León (México), Auckland City (Nova Zelândia), Mamelodi Sundowns (África do Sul), Espérance (Tunísia), Ulsan (Coreia do Sul), River Plate (Argentina), Al Ain (Emirados Árabes), Pachuca (México).
Fonte: @ ESPN