Ataque em centro de educação na cidade de Orebro
Em um ato de desespero, o atirador responsável pelo ataque a tiros na Suécia deixou uma trilha de destruição e morte, incluindo a vítima Salim Karim Iskef, que mesmo ferido e sangrando, conseguiu fazer uma videochamada para sua noiva para dizer que a amava uma última vez antes de morrer. O ataque foi considerado o mais mortal da história do país, e o atirador é agora o centro das investigações.
A polícia está trabalhando arduamente para identificar o atirador e entender as motivações por trás do ataque. Enquanto isso, a comunidade está em choque com a notícia do ataque, e muitos estão se perguntando como um assassino ou matador pôde cometer tal ato de violência. O criminoso responsável pelo ataque é considerado um agressor perigoso, e a polícia está fazendo tudo o que pode para evitar que ele cometa mais crimes. A justiça será feita e a verdade será revelada sobre o atirador e seus motivos. A comunidade está unida em seu luto e determinada a encontrar respostas.
Um Atirador Descontrolado
Um homem de 28 anos, que estava estudando para se tornar enfermeiro, pediu à sua noiva, Kareen Alia, que cuidasse de sua mãe e dela antes que a videochamada para a qual estavam conectados terminasse. No entanto, quando ela retornou a ligação, não houve resposta, e mais tarde ela descobriu que ele havia morrido devido aos ferimentos causados por um atirador que abriu fogo em um centro de educação de adultos na cidade de Orebro. O atirador, que ainda não foi oficialmente identificado, é considerado um assassino cruel e um matador sem piedade, que deixou uma trilha de destruição e dor em sua passagem.
O casal havia comprado uma casa recentemente e planejava se casar ainda em 2025, mas agora esses sonhos foram destruídos pelo atirador, que é descrito como um criminoso sem escrúpulos. O padre Jacob Kasselia, da igreja cristã ortodoxa local, expressou sua tristeza e dor pela perda de vidas inocentes, afirmando que o atirador apagou a luz de muitas pessoas, incluindo a do homem de 28 anos, que tinha sonhos e planos para o futuro. O atirador, que é considerado um agressor violento, foi encontrado morto com três armas, 10 carregadores vazios e uma grande quantidade de munição não utilizada ao lado de seu corpo.
Investigação em Curso
As autoridades disseram que o atirador teria conexão com o local e pode ter frequentado a escola anteriormente, o que levanta questões sobre como ele conseguiu adquirir armas e como ele planejou o ataque. A polícia encontrou pelo menos cinco pessoas, todas com mais de 18 anos, com ferimentos graves, e uma sexta pessoa foi tratada por ferimentos leves. Os investigadores não divulgaram a motivação por trás do derramamento de sangue, mas acredita-se que o atirador, que é considerado um assassino e um matador, agiu sozinho. As autoridades disseram que não havia suspeitas de conexões com terrorismo neste momento, mas o atirador é considerado um criminoso perigoso e um agressor violento.
A escola, Campus Risbergska, oferece aulas de ensino fundamental e médio para adultos com 20 anos ou mais, aulas de sueco para imigrantes, treinamento vocacional e programas para pessoas com deficiência intelectual, e fica nos arredores de Orebro, a cerca de 200 km de Estocolmo. O homem de 28 anos estava estudando enfermagem depois de servir como profissional de saúde durante a pandemia de Covid-19, e sua família fugiu da Síria entre 2014 e 2015 por causa da longa guerra civil. A família realizou um serviço memorial em sua igreja cristã ortodoxa, embora não tenham recebido o corpo do homem até a quinta-feira à noite, e expressou sua dor e tristeza pela perda de um ente querido, que foi vítima do atirador, um assassino e um matador sem piedade.
Medidas para Prevenir Futuros Ataques
O governo planeja avançar com propostas para endurecer as leis sobre armas, incluindo a restrição de acesso a armas semiautomáticas como o AR-15, informou a agência de notícias sueca TT. As autoridades disseram que o atirador tinha licenças para quatro armas, três das quais foram encontradas ao lado do corpo, e a polícia apreendeu a quarta. As autoridades estão trabalhando para entender como o atirador, que é considerado um criminoso e um agressor, conseguiu adquirir armas e planejar o ataque, e estão tomadas medidas para prevenir futuros ataques, incluindo a restrição de acesso a armas e a melhoria da segurança em locais públicos. O atirador, que é descrito como um assassino e um matador, deixou uma trilha de destruição e dor em sua passagem, e é importante que as autoridades tomem medidas para prevenir que isso aconteça novamente.
Fonte: © G1 – Globo Mundo