Conforme órgão, algumas localidades experimentarão temperaturas acima de 5ºC acima da média (onda quente). Atingirá quatro dias consecutivos. Áreas afetadas: praticamente toda extensão territorial. Alerta: risco à saúde com temperaturas elevadas. (Período quente: alerta de perigo.)
O calor intenso está prestes a retornar à cidade neste próximo fim de semana. A foto de Werther Santana/Estadão em 17/3/2024 ilustra bem esse cenário. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo devido às altas temperaturas em diversas regiões de 6 estados, prevendo que a onda de calor possa persistir até o início de maio.
Essas temperaturas elevadas, acima da média para essa época do ano, estão causando preocupação entre os moradores. Ficar hidratado e procurar locais com sombra serão medidas essenciais nos próximos dias. Se você precisar de mais informações sobre como se proteger nesse período de calor intenso, fique atento às orientações dos órgãos competentes.
Altas temperaturas afetam seis estados do Brasil
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma onda de calor está prevista para atingir o Brasil nos próximos quatro dias, com temperaturas chegando a ser 5ºC acima da média. Os estados impactados serão Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais.
A previsão é que a região mais afetada seja Mato Grosso do Sul, com altas temperaturas em praticamente toda a sua extensão territorial, com exceção de algumas áreas próximas à fronteira com o Paraguai. O alerta de perigo foi emitido para todo o estado, junto com outras regiões como MT, GO, MG e SP.
No Paraná, cidades como Londrina, Umuarama, Campo Mourão, Goioerê e Andirá estarão sob alerta. Em Mato Grosso, cidades como Cuiabá, Cáceres e Rondonópolis, na parte sul do estado, também sentirão os efeitos das altas temperaturas.
Em São Paulo, regiões como Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Bauru, Ribeirão Preto, Araçatuba, Marília, Araraquara, Piracicaba e Assis estão sob aviso. Já em Minas Gerais, apenas o Triângulo Mineiro e o Alto Parnaíba serão afetados pela onda de calor.
O Inmet destaca que as temperaturas acima da média representam uma ameaça à saúde, e em casos de emergência devido ao calor intenso, recomenda-se entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199. Os moradores dessas áreas devem tomar as devidas precauções para se protegerem dos efeitos das altas temperaturas, que podem trazer riscos à saúde.
Fonte: @ Terra