Conciliar a nova arena com o Nilton Santos, oferecendo vantagem competitiva com estrutura profissional, centro de treinamentos e reestruturação promovida para futebol feminino e de base, com capacidade para 20 a 25 mil pessoas.
O clube carioca Botafogo conquistou recentemente a Conmebol Libertadores e o Campeonato Brasileiro, mostrando sua evolução em campo. A reestruturação promovida pela Sociedade de Amigos do Botafogo (SAF), que abrangeu desde a gestão até a estrutura física do estádio, foi fundamental para essa virada.
A infraestrutura de estádios modulares, que agora é possível construir e desmontar a fim de atender às demandas específicas de cada time, sem comprometer a qualidade do palco, representou um salto significativo. A adoção de palcos e estádios sob medida permite ao Botafogo realizar partidas de alta qualidade, demonstrando uma nova era para o clube. A combinação da gestão eficiente, que permitiu sanar problemas financeiros, com a melhoria na infraestrutura física, destaca a importância da profissionalização.
Projeto Botafogo: Novos Desafios e Oportunidades
A aquisição da SAF pelo empresário americano John Textor em 2022 marcou o início de um novo capítulo para o Botafogo, com a meta de criar uma estrutura profissional de ponta e reestruturar o centro de treinamentos. Além disso, o time busca construir um novo estádio, menor, com capacidade para 20 a 25 mil pessoas, permitindo que coexista com o Nilton Santos, considerado a casa do time. Este projeto está mobilizado para entregar o novo CT até o final de 2026 e desenvolver o novo estádio de maneira a ser concluído em dois anos de forma modular e não construído do zero.
Desafios e Oportunidades no Calendário de Shows
O Nilton Santos, palco de grandes shows no Rio de Janeiro, tem sido um desafio para o Botafogo, pois muitas vezes coincide com jogos do time profissional. A temporada trouxe a necessidade de cancelar um show da banda Forfun, marcado para o dia 23 de novembro, para evitar mandar a partida contra o Vitória fora de casa. A tendência é que o calendário de shows dos próximos anos seja ainda mais exigente.
Renovação e Desenvolvimento do Futebol de Base
O CEO do Botafogo, Thairo Arruda, ressalta a importância de desenvolver melhor o futebol feminino e de base, integrando melhor o Botafogo no Rio de Janeiro, e tendo um palco sob medida em uma região em desenvolvimento. O estádio modulares viraram parte integrante de projetos de grandes eventos, como as Olimpíadas e as Copas do Mundo, tendo custo reduzido e sendo mais simples de construir.
Exemplo de Éxito em Projetos Modulares
Um exemplo recente de sucesso em projetos modulares é o Estádio 974, no Catar, onde o Botafogo disputou a partida contra o Pachuca na Copa Intercontinental. Esse estádio foi concluído em três anos, com capacidade para 44 mil espectadores, e é um projeto modular montado para a Copa de 2022 com contêineres na estrutura.
Reconstruindo e Melhorando
A reestruturação e a melhoria constante do centro de treinamentos são fundamentais para o sucesso do projeto. A capacidade de coexistir com o Nilton Santos e oferecer um novo estádio, sob medida, permitirá ao Botafogo expandir suas possibilidades e melhorar seus resultados. A integração com o futebol feminino e de base também é crucial para o crescimento e desenvolvimento do time.
Fonte: © GE – Globo Esportes