Rede investe em padronização e tecnologia para unidades lojas, com novas paleta de cores e elementos naturais nas gôndolas, sem redução na experiência de compra, mesmo com alta dos preços do cacau, o que afeta a variação de valores dos produtos, impactando a receita e repasses.
No cenário competitivo do mercado, a Cacau Show apostou em uma receita inovadora para impulsionar suas vendas. A empresa buscou uma combinação eficaz de padronização e experiência para atrair mais clientes e garantir um aumento no faturamento. Este foi o primeiro passo do plano de expansão da cadeia.
Com o objetivo de alcançar sua meta de crescimento, a Cacau Show empregou estratégias para aumentar a quantidade de unidades e ampliar sua base de clientes. Para isso, abordou uma fórmula que alia estruturação e inovação. O cacau, um dos principais ingredientes do chocolate, foi um elemento chave para o sucesso. A relação entre cacau e chocolate é intrínseca, e a empresa decidiu que essa combinação seria o ponto central de sua estratégia de marketing. A rede já vislumbra um futuro promissor em sua expansão e acredita que essa abordagem será fundamental para alcançar seus objetivos financeiros.
Reestruturação da Cacau Show: um Plano de Ação para o Futuro
Desde 2022, a Cacau Show tem marchado em direção ao sucesso, inaugurando entre 500 e 1.000 franquias por ano. O plano de reestruturação, que agora foca em pontos físicos, começou há dois anos com um estudo profundo da comunicação com os clientes. A pesquisa identificou cerca de 20 tipos de lojas, e a missão da empresa mudou para padronizar tudo com base nas Mega Stores, lojas que oferecem uma experiência completa da marca. ‘Queríamos que todo mundo soubesse que estava entrando em uma loja nossa, mesmo sem ver o nome’, declarou Daniel Roque, vice-presidente da Cacau Show, em entrevista à PEGN.
Loja Intense da Cacau Show: um aumento de 27% nas vendas – Foto: Divulgação
De lá para cá, 36 lojas já operam no novo formato, batizado de Intense, com dez delas sendo novas e nascendo com o novo design. O investimento tem trazido resultados na ponta, conforme Roque: em outubro, as mesmas unidades que a rede tinha no mesmo período do ano passado (same store sales) cresceram 16,9%. Nas lojas reformadas, o índice tem chegado a 27%. A rede adotou uma paleta de cores mais forte com identificação com o fruto do cacau, e a cenografia inclui folhagens, cordas e outros adereços que remetem a uma fazenda. ‘Construímos uma árvore de trufas que é literalmente uma árvore, com elementos que remetem a galhos e troncos’, explicou.
Árvore de trufas na nova loja da Cacau Show – Foto: Divulgação
Outras novidades ainda devem entrar em cena, especialmente com o apoio da inteligência artificial, que ajudará a medir a satisfação do cliente durante a jornada de compra no estabelecimento. ‘A loja do futuro tem tecnologia e elementos naturais, mas o fluxo de compra também vai ser mais fluido’, afirmou. Algumas dessas experiências foram testadas no Latam Retail Show em São Paulo, em setembro, mas só devem chegar às lojas a partir do início de 2025.
O Pistache e o Chocolate: Novos Protagonistas
Mudanças de peso estão ocorrendo na maior utilização do pistache. Produtos com o item passaram a ser vistos com mais frequência nas gôndolas, assim como em boa parte do varejo, e já têm performado no faturamento geral da marca. No entanto, Roque assegurou que o protagonista continua sendo o chocolate e continuará sendo.
Franquias: Franquias crescem 15,8% no primeiro semestre de 2024, com receita de R$ 121,7 bilhões
Quanto custa abrir uma franquia e como não cair em ciladas
As 50 maiores franquias do Brasil, com Cacau Show na liderança
A elevação dos preços do cacau levou a Cacau Show a fazer repasses de 13% a 14% nos preços de parte dos produtos, notadamente aqueles cuja variação de valores não costuma ser tão sentida pelo consumidor. O índice está acima da inflação, mas menor do que a média do mercado de chocolates, de 18%, segundo a consultoria Kantar. Uma projeção de 12 meses do Valor Data mostra que, até julho deste ano, o cacau valorizou 121%. Essa foi uma das razões que levou a marca a explorar outros itens do portfólio.
Fonte: @ PEGN