Contas em redes pró-Trump e pró-Harris compartilham conteúdo por inteligência-artificial, redes-de-perfis e postagens-de-apoio, atingindo plataformas-de-rede e uma base-de-usuários grande.
Na era digital, onde as redes sociais dominam o nosso dia a dia, é possível encontrar diversos conteúdos como desinformação eleitoral, imagens geradas por inteligência artificial (IA) e teorias de conspiração infundadas. Mas, o que é que motiva os usuários a compartilhar tais conteúdos?
Conforme relatos de alguns usuários do X (antigo Twitter), que dizem ganhar ‘milhares de dólares’ pela plataforma de rede social, é possível perceber que a motivação para compartilhar tais conteúdos pode ser a busca por visibilidade e popularidade. Para alguns, o objectivo pode ser alcançado mais rapidamente utilizando-se de conteúdos que acendam a curiosidade das pessoas, mesmo que seja uma teoria de conspiração. Outros utilizam a IA para gerar imagens que, inicialmente, parecem reais. No entanto, esses conteúdos, muitas vezes, são enganosos e podem causar danos a indivíduos e a sociedade como um todo. Para evitar o que é mau, é sempre importante verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las.
Redes de Influência no X
A inteligência artificial identificou redes de dezenas de contas que compartilham conteúdo umas das outras várias vezes ao dia, incluindo uma mistura de material verdadeiro, infundado, falso e forjado, para aumentar seu alcance e, portanto, a receita na plataforma X. Essas redes, que apoiam Donald Trump, Kamala Harris e são independentes, também coordenam o compartilhamento das publicações uns dos outros em fóruns e bate-papos em grupo. ‘É uma forma de tentar ajudar uns aos outros’, afirmou um usuário. Algumas destas redes foram contatadas por políticos dos EUA, incluindo candidatos ao Congresso, em busca de postagens de apoio.
Fonte: © G1 – Tecnologia