Governo federal inclui oito novas cidades para realização de provas do Concurso Público Nacional Unificado, promovendo igualdade de oportunidade entre candidatos inscritos.
O Concurso Nacional Unificado está prestes a ter mais uma edição, com a inclusão de oito novas cidades para a realização das provas. Essa ação visa democratizar o acesso aos certames e garantir oportunidades para candidatos de diferentes regiões do país. As cidades contempladas ficam no entorno do Distrito Federal, facilitando o deslocamento dos participantes para as avaliações do Concurso Nacional Unificado.
Os preparativos para o próximo Certame Público Nacional Unificado estão a todo vapor, com a confirmação da participação das cidades do entorno do DF. Com a inclusão desses novos municípios, a expectativa é de ainda mais inscritos nesta edição. O Concurso Público Nacional Unificado tem se consolidado como uma importante oportunidade para quem busca uma carreira sólida no serviço público.
Concurso Nacional Unificado: uma oportunidade para milhões de candidatos
Com isso, serão 228 municípios a receberem o exame. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a distribuição dos candidatos nos locais de prova levarão em consideração o CEP informado na hora da inscrição. O CPNU é o concurso com o maior número de candidatos já realizado no país, com 2,1 milhões de inscritos.
Concurso Público Nacional Unificado: um desafio para os participantes
O chamado Enem dos Concursos vai selecionar 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. A prova, constituída de questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação, será aplicada no dia 5 de maio em 228 cidades de todas as unidades federativas. Locais de prova e resultado – A consulta sobre o local de prova estará disponível a partir do dia 29 de abril.
A previsão é que no dia 3 de junho sejam divulgados os resultados das provas objetivas, e preliminares das provas discursivas e de redação. No dia 30 de julho, deve sair o resultado final, indicando a classificação dos aprovados.
Certame Nacional: a busca pela igualdade de oportunidade em cargos públicos efetivos
O concurso foi planejado de forma a promover igualdade de oportunidade de acesso a cargos públicos efetivos, zelando pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.
A elaboração buscou, também, padronizar procedimentos na aplicação das provas, bem como aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, ‘de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público’. O Ministério alerta os candidatos sobre a importância de estarem cientes do conteúdo do edital escolhido.
Prova Nacional Unificada: preparação e dedicação dos inscritos
Ao todo, são oito documentos que reúnem as regras para concorrer a uma ou mais carreiras divididas por blocos temáticos.
Fonte: © TNH1