Fifa divulgou arte do Mundial de Clubes sem Neymar no Al Hilal, com Botafogo em destaque e termos torneios-de-esportes, selecoes-de, criterio-de, copas-do-mundo.
Está marcado para o período de junho a julho de 2025 o evento esportivo mais importante do mundo, a Copa, que contará com a participação de 32 clubes. Essa competição, organizada pela Fifa, é uma das mais aguardadas por fãs de futebol em todo o planeta.
A Copa é um torneio de grande porte, reunindo clubes de diferentes partes do mundo. Embora o Mundial de Clubes seja uma competição específica, é considerado um dos principais eventos do calendário esportivo do ano. Além disso, a ausência de um dos principais jogadores de futebol do planeta, Neymar, chamou a atenção da mídia e da opinião pública, destacando a importância da competição e a expectativa em torno dela. No próximo ano, o evento será realizado nos Estados Unidos, o que deve aumentar ainda mais o interesse pela competição.
Copa de Clubes: Uma Nova Era para os Torneios-de-Esportes
O representante do Al Hilal, o goleiro Bono, está de olho no Torneio da Copa, enquanto o Botafogo, campeão da CONMEBOL Libertadores e do Brasileirão, é representado pelo atacante Luiz Henrique, que disputará a competição ao lado de Lionel Messi, do Inter Miami, e Vinicius Jr., do Real Madrid. Além disso, o Fluminense, com o zagueiro Thiago Silva, e Pachuca, Manchester City e Urawa Red Diamonds também estão na primeira fileira, pronta para disputar o Mundial de Clubes. O Flamengo e o Palmeiras, com Arrascaeta e Raphael Veiga, respectivamente, também farão parte do torneio.
O Mundial de Clubes de 2025 é uma ação da Fifa, que tem formato semelhante ao disputado na era moderna da Copa do Mundo, de 1998 a 2022. A partir de 2026, serão 48 seleções e uma nova forma de disputa. A competição terá 32 clubes, divididos em oito grupos com quatro times em cada.
Seis Grupos para o Torneio
Grupo A: Palmeiras (Brasil) Porto (Portugal) Al Ahly (Egito) Inter Miami (Estados Unidos)
Grupo B: PSG (França) Atlético de Madrid (Espanha) Botafogo (Brasil) Seattle Sounders (Estados Unidos)
Grupo C: Bayern de Munique (Alemanha) Auckland City (Nova Zelândia) Boca Juniors (Argentina) Benfica (Portugal)
Grupo D: Flamengo (Brasil) Espérance Sportive de Tunis (Tunísia) Chelsea (Inglaterra) León (México)
Grupo E: River Plate (Argentina) Urawa Red Diamonds (Japão) Monterrey (México) Inter de Milão (Itália)
Grupo F: Fluminense (Brasil) Borussia Dortmund (Alemanha) Ulsan HD (Coreia do Sul) Mamelodi Sundowns (África do Sul)
Grupo G: Manchester City (Inglaterra) Wydad AC (Marrocos) Al Ain (Emirados Árabes Unidos) Juventus (Itália)
Grupo H: Real Madrid (Espanha) Al Hilal (Arábia Saudita) Pachuca (México) FC Salzburg (Áustria)
Tiras do Sorteio
Times da mesma confederação não poderiam estar na mesma chave, com exceção da Uefa (Europa). Os times europeus no pote 2 (Chelsea, Dortmund, Inter de Milão e Porto) foram sorteados para cair nos grupos dos times da Conmebol do pote 1 (Flamengo, Palmeiras, Fluminense e River). Já Atlético de Madrid, Benfica, Juventus e Salzburg, nas chaves dos europeus do pote 1 (Real Madrid, Manchester City, Bayern e PSG). Times do mesmo país não poderiam estar no mesmo grupo. O Inter Miami caiu no grupo A e fará a abertura do Mundial, e o Seattle Sounders foi para o grupo B por questão de logística.
Formato do Mundial de Clubes
Serão 32 clubes, divididos em oito grupos com quatro times em cada. Após três partidas disputadas, os dois melhores de cada chave avançarão às oitavas de final. O confronto direto é o primeiro critério de desempate na fase de grupos, seguido por saldo de gols e gols marcados. Em caso de empate no mata-mata, a definição irá para a prorrogação e, se necessário, pênaltis. Cada clube poderá levar 35 jogadores para o Mundial, porém, apenas 26 poderão ser relacionados para cada partida. Dois cartões amarelos levam à suspensão do atleta, a contagem é zerada a partir das quartas de final.
Fonte: @ ESPN