Profissionais da indústria vão a Veneza e Toronto; mostras nacionais também são destaque para networking e estratégicos films.
Os amantes do cinema tiveram a oportunidade de apreciar os festivais de cinema ao redor do mundo neste ano. Começando com o Festival de Sundance, em Park City, Utah, nos Estados Unidos, os cinéfilos puderam desfrutar de uma variedade de produções cinematográficas. Em seguida, em fevereiro, os holofotes se voltaram para a Alemanha, onde ocorreu o renomado Festival de Berlim, reunindo cineastas e entusiastas da sétima arte.
Além dos festivais de cinema mais conhecidos, o calendário anual está repleto de emocionantes eventos cinematográficos. As mostras de cinema e festivais de filmes proporcionam uma experiência única para os apaixonados por filmes, promovendo a diversidade e a criatividade da indústria cinematográfica. Esses eventos cinematográficos são vitais para celebrar e reconhecer o talento dos cineastas ao redor do mundo, contribuindo para a cultura e a arte cinematográfica de forma significativa.
Festivais de Cinema: Eventos Cinematográficos Estratégicos para Profissionais da Indústria
Em seguida, os críticos e profissionais da indústria cinematográfica seguiram para Cannes para descobrir quem seria o grande vencedor da Palma de Ouro. As mostras mundiais reúnem profissionais da indústria, críticos e telespectadores, sendo um local estratégico para networking, onde filmes podem ser vendidos e adquiridos, e um ótimo espaço de propaganda e lançamentos. Com o fim do primeiro semestre de 2024, é hora de prestar atenção nos festivais nacionais e nos gigantes de Veneza e Toronto.
Festivais de Cinema: Mostras de Filmes e Networking com Profissionais da Indústria
O Festival de Gramado, que ocorre de 9 a 17 de agosto, é um dos principais eventos de cinema no Brasil. Realizado anualmente desde 1973 no Palácio dos Festivais, na cidade que dá nome ao evento, no Rio Grande do Sul. Produções nacionais e internacionais de origem latina são exibidas e competem pelo Kikito. Neste ano, o filme brasileiro que competiu em Cannes, ‘Motel Destino’, será o responsável por abrir a 52ª edição do festival. Kikito é o prêmio máximo concedido pelo Festival de Cinema de Gramado.
Festivais de Cinema: Destaques do Festival de Veneza e o Prêmio Leão de Ouro
O Festival de Veneza, que ocorre de 28 de agosto a 7 de setembro, é o festival mais antigo da lista e um dos mais tradicionais da indústria. Realizado anualmente na Itália, faz parte da Bienal de Veneza desde 1935. Apresenta uma seleção de filmes de classe mundial, incluindo novas produções de prestigiados cineastas. Neste ano, a sequência de ‘Os Fantasmas Se Divertem’ (1988), de Tim Burton, com Michael Keaton, Jenna Ortega e Winona Ryder, vai abrir o evento. O júri será presidido pela atriz francesa Isabelle Huppert, responsável por entregar o Leão de Ouro ao grande vencedor da edição.
Festivais de Cinema: Festival de Toronto e Produções Premiadas
O Festival de Toronto, que ocorre de 5 a 15 de setembro, é um grande festival que abre as portas no hemisfério Norte nos dias finais de Veneza. Desde 1976, começa na quinta-feira após o feriado do Dia do Trabalhador no Canadá. Diversos filmes premiados passaram pela cidade canadense antes de estrear mundialmente. Este ano, ‘Eden’, com Ana de Armas, Jude Law e Sydney Sweeney, ‘We Live in a Time’, com Florence Pugh e Andrew Garfield, e o novo documentário de Elton John estão entre as produções que serão exibidas no evento.
Festivais de Cinema: Destaques do Festival do Rio e o Maior Encontro de Profissionais da Indústria
O Festival do Rio, que ocorre de 5 a 15 de outubro, é o maior festival de cinema da América Latina, bem como o principal encontro de profissionais da indústria. Fundado em 1999, a partir da junção entre a Mostra Banco Nacional e o Rio Cine Festival, eventos que faziam parte do calendário cultural da cidade desde os anos 1980.
Fonte: © CNN Brasil