Desenvolvemos soluções de tecnologia com ferramentas especializadas, oferecendo acessibilidade aos alunos EAD com tecnologias empregadas no ambiente eaad.
A migração para a computação em nuvem tornou-se cada vez mais essencial para os negócios, especialmente com a expansão dos modelos de negócios baseados na cloud. A flexibilidade e escalabilidade oferecidas pela computação em nuvem permitem aos negócios responder rapidamente às mudanças no mercado e competirem com maior eficiência.
Uma das principais razões pelas quais empresas como a Softwareone optam pela migração para a computação em nuvem é a oportunidade de reduzir custos. Ao passar a utilizar serviços em nuvem como o AWS, os negócios podem evitar os custos associados à manutenção de infraestrutura local, como hardware e software, e ainda contar com recursos adicionais quando necessário. Além disso, a migração para a nuvem também permite que as empresas se concentrem em estratégias de negócios inovadoras, como o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, em vez de se preocuparem com a gestão da infraestrutura tecnológica. É essencial realizar uma avaliação cuidadosa antes de fazer a transição para a computação em nuvem, levando em consideração os requisitos específicos do negócio e os benefícios potenciais da migração.
Transformação Digital para a Federação das Indústrias do Estado de Goiás
A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) realizou uma migração seminal da sua infraestrutura baseada em data center para a nuvem da Amazon Web Services (AWS), líder em computação em nuvem, visando atender com mais eficiência às necessidades do seu setor. Este movimento incluiu o desenvolvimento de várias iniciativas de inteligência artificial apoiadas pela SoftwareOne, líder global em soluções de software e tecnologia em nuvem.
Um estudo inicial da AWS mostrou que com um data center local, o sistema FIEG precisava planejar recursos para um período de cinco anos, envolvendo investimentos recorrentes em infraestrutura, servidores e telecomunicações. Para garantir o sucesso da migração, a FIEG optou por ferramentas especializadas que permitiram o mapeamento completo do ambiente e a execução das atividades técnicas de pré-migração. Ao todo, foram utilizadas mais de 2.100 horas de projeto, 111 servidores, 200 aplicações e 130 bancos de dados com 50 terabytes migrados em uma operação Big Bang, sem etapas parciais.
A mudança impactou o sistema FIEG de maneira geral, envolvendo 2.300 colaboradores, 10.000 alunos e 70.000 pessoas conectadas à instituição, que se beneficiaram do novo ambiente. ‘Fomos surpreendidos positivamente pela assistência da equipe técnica, tanto na execução do projeto em si, quanto no pós-projeto, que usou escuta ativa, agilidade e experiência para nos atender, cumprindo todo o cronograma desenhado, e ainda nos propiciando desenvolver novas soluções’, afirma Marcos Paulo Fraga, gerente de TI do sistema FIEG.
Com o sucesso do projeto, a FIEG buscou melhorar ainda a acessibilidade de estudantes com deficiências visuais ou auditivas. Isso porque, até então, esses alunos precisavam aguardar alguns dias para que as aulas gravadas fossem transcritas e legendadas manualmente. Diante desse novo desafio, a SoftwareOne e a AWS trabalharam em conjunto para desenvolver uma solução inovadora, com o objetivo de melhorar a acessibilidade no ambiente de Ensino à Distância (EAD).
Utilizando ferramentas de IA generativa e soluções nativas da AWS, foi possível automatizar e acelerar todo o processo de adaptação dos materiais acadêmicos. Entre as principais tecnologias empregadas no projeto está o Amazon Polly, que converte textos em áudio, permitindo que alunos com deficiência visual consumam materiais como documentos em PDF e Word de forma mais ágil. Além disso, o Amazon Textract foi implementado para ler e interpretar diversos formatos de documentos e extrair seu conteúdo textual, facilitando o acesso a materiais didáticos.
Outro recurso adotado foi o Amazon Transcribe, responsável pela geração automática de legendas para vídeos das aulas gravadas, o que elimina a necessidade de processos manuais e reduz o tempo de espera dos estudantes. A solução de acessibilidade também conta com o Amazon Bedrock, que
Fonte: @Baguete