Modalidade de seguro de crédito garante o pagamento de dívidas de empréstimo, financiamentos ou operações de crédito com seguros de crédito, seguradoras e seguro prestamista.
Os segmentos de seguros de pessoas registraram um crescimento significativo em 2024, com o seguro de crédito liderando este aumento. Ao longo dos oito primeiros meses do ano, os prêmios arrecadados pelos seguros de pessoas somaram R$ 52,1 bilhões, com uma variação de 17,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Este aumento destaca a importância desses produtos no mercado de seguros.
Além do segmento de seguro de crédito, também é relevante para o mercado de seguros a análise dos produtos de proteção que os segurados buscam como complemento à sua carteira de riscos. Por exemplo, o seguro de vida, o seguro de saúde e o seguro de automóvel são duas opções que, ao serem contratados, podem otimizar o orçamento de um segurado. As pessoas que mais precisam de seguros de crédito, por exemplo, são as empresas prestadoras de serviços que oferecem empréstimos, pois com isso elas podem proteger seu patrimônio.
Flexibilidade no seguro de crédito
O setor de seguros tem avaliado que os produtos de seguro de crédito estão se tornando mais personalizados para atender às necessidades específicas de cada cliente, mas ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar uma completa flexibilidade. Isso se deve ao fato de que uma maior personalização ainda demanda tempo e esforço para ser eficaz. Leia também: Investir ou contratar seguro ‘contra calote’: como se preparar para pagar dívidas diante de imprevistos? Segundo os dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), com base nas informações da Superintendência de Seguros Privados (Susep), a modalidade de seguro de crédito, também conhecida como ‘seguro contra calote’, representa 28% do total pago pelos usuários às seguradoras para manter suas apólices e certificados ativos.
O seguro prestamista é uma modalidade única que garante o pagamento total, parcial ou por um período (amortização) de dívidas de empréstimo, financiamentos, ou operações de crédito, em geral em casos como morte, invalidez total e permanente, e desemprego involuntário, por exemplo. Segundo Ana Flávia Ribeiro, presidente da Comissão de Produtos de Risco da Fenaprevi, o seguro prestamista tem oferecido inovações significativas.’Há coberturas ajustáveis, que podem ser escolhidas conforme o perfil de risco e a situação financeira do cliente, permitindo que ele adicione ou retire coberturas conforme suas necessidades’. Além disso, o prazo de contratação é flexível, podendo acompanhar o prazo de duração da operação de crédito, garantindo as coberturas por todo o período, sem revisão ou reajustes de preços.
Essa flexibilidade torna o seguro prestamista mais alinhado ao novo perfil do consumidor, que busca soluções financeiras que se adaptem à sua vida e necessidades, além de ser uma opção prática para quem busca uma proteção sob medida para suas operações de crédito.’Essa flexibilidade torna o seguro prestamista mais alinhado ao novo perfil do consumidor, que busca soluções financeiras que se adaptem à sua vida e necessidades, além de ser uma opção prática para quem busca uma proteção sob medida para suas operações de crédito’, explica. Dentro da estratégia de criar produtos que ofereçam proteção e segurança de acordo com as necessidades mais específicas dos usuários, o banco BRB oferece o crédito protegido sênior, em parceria com a BNP Paribas Cardif Brasil (a BNP Paribas Cardif é uma empresa que oferece seguros para serem revendidos por outras instituições). O produto foi desenvolvido para atender clientes com mais de 70 anos.’Em geral, os prestamistas cobrem um público entre os 35 e 60 anos, mas criamos esse produto para que pudéssemos facilitar o acesso à aquisição de crédito a um público que não costuma ser atendido adequadamente no mercado’, sustenta Marcel Dorf, diretor executivo comercial da BNP Paribas Cardif Brasil. E continua: ‘O seguro de crédito é uma opção que oferece proteção financeira para os segurados, garantindo o pagamento de dívidas em caso de imprevistos, como morte, invalidez ou desemprego involuntário.’ Além disso, o seguro de vida é uma opção que também oferece proteção financeira para os segurados, mas com foco na proteção da vida do segurado e da sua família.
Além disso, o seguro de saúde é uma opção que oferece proteção financeira para os segurados em caso de doenças ou acidentes. E o seguro de automóvel é uma opção que oferece proteção financeira para os segurados em caso de danos ou perda do veículo. O Mercado Pago, por sua vez, utiliza a tecnologia Machine Learning para analisar variáveis do comportamento dos usuários e ampliar o portfólio de produtos que façam mais sentido. Dentro desta estratégia, em junho do ano passado, foi lançado um seguro prestamista que está diretamente relacionado ao limite do cartão de crédito do segurado, podendo ser contratado por profissionais informais. O seguro, em parceria com a Prudential, prevê para este público proteção ante fraturas e hospitalizações e a possibilidade de o segurado escolher a modalidade de produto que melhor se adapte às suas necessidades.
Fonte: @ Valor Invest Globo