Antecedência requer mercado preparado para demanda da próxima grande data, impulsionar compra do consumidor com presentes selecionados, Brasil planeja ofertar bens e serviços em diversas categorias.
Após a comemoração do Dia do Consumidor e da Páscoa, é hora de se preparar para o Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o comércio no Brasil. Com a celebração do Dia das Mães agendada para 12 de maio, é fundamental que as empresas ajam rapidamente para criar estratégias eficazes e atrair os consumidores.
Além disso, o Dia da Mãe é uma oportunidade para demonstrar amor e gratidão àquelas que nos dedicam tanto. Presentes, mensagens carinhosas e momentos especiais fazem parte da celebração. Aproveite o Dia das Mães para tornar o dia delas ainda mais especial e inesquecível.
Dia das Mães: Preparativos e Tendências de Compras
Com a próxima grande data do Dia das Mães se aproximando, muitos consumidores já estão em busca de presentes ideais para celebrar suas mães. De acordo com a pesquisa ‘Dia das Mães 2024’ realizada pelo Opinion Box, 28% dos consumidores estão pesquisando bens e serviços que possam se transformar em presentes memoráveis.
Embora 32% dos entrevistados tenham revelado que iniciarão suas buscas dentro de um mês antes da data, a maioria esmagadora, ou seja, 77% dos brasileiros, planeja adquirir um presente para suas mães. Ao serem questionados sobre as categorias de presentes que pretendem escolher, 52% mencionaram a moda e acessórios como opções preferenciais.
Além disso, itens de beleza e cosméticos (49%), decoração para casa (22%), flores (22%) e joias (20%) estão entre as escolhas populares para presentear no Dia da Mãe. Para encontrar os presentes perfeitos, 42% dos entrevistados planejam utilizar sites de e-commerce, um canal cada vez mais popular para busca e comparação de preços.
Entre os canais de busca de presentes mais utilizados estão os sites de pesquisa como Google e Yahoo (32%), redes sociais como Instagram (26%) e aplicativos de lojas (24%). Essa preferência indica que estratégias digitais terão um papel crucial nas vendas da próxima celebração do Dia das Mães.
Comportamento do Consumidor e Preferências
Com as interações comerciais cada vez mais voltadas para o ambiente digital, não é surpresa que o e-mail seja o canal de comunicação mais utilizado pelos consumidores (41%). Em seguida, aparecem os anúncios em redes sociais (40%), WhatsApp (38%) e notificações de aplicativos (28%). Os anúncios do Google ocupam a quinta posição, com 19% de interações.
Diante de diversas opções de compra, uma pesquisa revelou que 64% dos consumidores consideram ‘bons preços e promoções’ como o fator decisivo na escolha do local de compra. Outros critérios importantes incluem a familiaridade com a loja ou marca (11%) e a possibilidade de compra online com retirada na loja física (9%).
Além disso, os consumidores destacaram motivos que os fariam desistir de uma compra. Questões como ‘avaliações negativas online’ (49%), ‘falta de confiança na loja ou site’ (46%), ‘prazos de entrega ruins’ (44%) e ‘falta de variedade de produtos’ (43%) foram apontados como razões para abandonar uma transação.
Com o Dia das Mães se aproximando, os consumidores estão atentos às melhores ofertas e experiências de compra, tornando a data não apenas um momento de celebração, mas também de escolhas assertivas e cuidadosas na hora de presentear aquelas que tanto amam.
Fonte: @ Mundo do Marketing