R$25 bi em fusões e aquisições no setor em 5 anos; operações financeiras criaram nova empresa de distribuição de insumos agrícolas.
M&As, sigla para fusões e aquisições, são estratégias corporativas amplamente utilizadas por empresas para expandir seus negócios, conquistar novos mercados e aumentar sua participação no mercado. As M&As envolvem a união de duas empresas diferentes, seja por meio de fusões, aquisições ou joint ventures, com o objetivo de criar valor e impulsionar o crescimento empresarial.
As fusões e aquisições são processos complexos que exigem um planejamento detalhado e uma análise minuciosa de todos os aspectos envolvidos. É fundamental que as empresas envolvidas nas M&As realizem uma due diligence rigorosa para avaliar os riscos e oportunidades da transação. Além disso, é essencial estabelecer uma estratégia clara de integração pós-fusão para garantir o sucesso da operação e a maximização dos benefícios esperados.
Novas parcerias impulsionam operações financeiras no setor de agronegócios
A Ecoagro, especializada no desenvolvimento e estruturação de operações financeiras para empresas do agronegócio, firmou uma parceria estratégica com a Condere, sócia-controladora do Global M&A Partners, com mais de 20 firmas independentes especializadas em M&As. Juntas, criaram a Condere Ecoagro, uma nova companhia voltada para operações de fusões e aquisições no agro brasileiro.
Com três mandatos em andamento em áreas como distribuição de insumos agrícolas e ingredientes, a expectativa é que a Condere Ecoagro amplie sua atuação nos próximos meses. Especialmente no segmento de distribuição de insumos, que tem enfrentado desafios desde 2023 devido às oscilações nos preços de fertilizantes e defensivos, assim como à queda nas cotações dos grãos.
Expansão das M&As no agronegócio brasileiro
Nos últimos cinco anos, o agro brasileiro viu a realização de 330 operações de fusões e aquisições, movimentando um total de R$ 25 bilhões. Desses negócios, 62% envolveram investidores nacionais, enquanto os outros 38% foram conduzidos por investidores estrangeiros. Em 2023, foram concluídas 47 transações, com a expectativa de um crescimento de pelo menos 15% em 2024, conforme a joint venture.
A junção de expertise da Ecoagro e da Condere promete impulsionar ainda mais as M&As no agro brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento e a consolidação do setor. O mercado aguarda com expectativa os próximos movimentos e as oportunidades que surgirão com a atuação da Condere Ecoagro nesse segmento tão estratégico.
Fonte: @ Info Money