Petista comentou sobre a eleição presidencial da Venezuela, que acontecerá em 28 de julho.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma nova declaração nesta quarta-feira (6) sobre as próximas eleições na Venezuela, que estão marcadas para o dia 28 de julho. Esse pleito presidencial coincide com o aniversário do ex-presidente Hugo Chávez.
Lula destacou a importância da votação na Venezuela e ressaltou a necessidade de um processo eleitoral justo e democrático. O ex-presidente brasileiro reiterou sua posição de acompanhar de perto o desenrolar das eleições no país vizinho. A democracia e a transparência no pleito são fundamentais para garantir a legitimidade do processo eleitoral.
Eleições: Lula fala sobre condições para pleito na Venezuela
Questionado pela imprensa sobre se há possibilidade de eleições ‘justas’ na Venezuela, Lula respondeu que, em 2018, quando foi barrado de concorrer às eleições presidenciais pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não se lamentou e apoiou outro candidato, Fernando Haddad.
Processo eleitoral: Lula aborda questão das eleições na Venezuela
Durante a entrevista, o ex-presidente comentou sobre a importância de garantir um pleito transparente e democrático em qualquer país, inclusive na Venezuela. Lula destacou que, no Brasil, mesmo após ter sido impedido de participar da eleição presidencial, soube lidar com a situação e apoiar seu sucessor.
Eleições e democracia: Lula discute cenário político venezuelano
O ex-presidente enfatizou a importância de respeitar os processos eleitorais e garantir a participação de todos os cidadãos no dia do aniversário da democracia. Lula reafirmou que é fundamental que as eleições sejam conduzidas de forma justa e transparente para que a vontade popular seja plenamente expressa.
Fonte: © G1 – Globo Mundo