Reunião da Secretaria de Educação Básica aborda Compromisso Nacional Criança Alfabetizada com 32 universidades, incluindo a Universidade Federal do Amapá.
O programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), coordenada pela Secretaria de Educação Básica (SEB), com o objetivo de fortalecer as práticas de alfabetização nas escolas. Nos próximos dias 17 e 18 de abril, está prevista uma importante reunião técnica para discutir estratégias e ações do LEEI, como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Durante o encontro, estarão presentes representantes do MEC e de instituições de ensino envolvidas no desenvolvimento do programa LEEI.
O programa LEEI, que visa promover a Leitura e Escrita na Educação Infantil, é fundamental para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita nas fases iniciais da educação. Através de parcerias estratégicas, o LEEI busca ampliar o acesso a práticas educativas inovadoras e eficazes, contribuindo para a formação de uma base sólida de alfabetização. A atuação conjunta do MEC e das universidades parceiras no programa LEEI demonstra o compromisso com a educação de qualidade desde os primeiros anos escolares.
Universidades parceiras do Programa LEEI em diferentes regiões do Brasil
Cada parte do Brasil conta com uma universidade específica como ponto central, que supervisiona outras 27 instituições de ensino superior públicas em cada local. A Secretaria de Educação Básica (SEB) juntamente com a Universidade Federal do Amapá (Unifap) lidera na região Norte; a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na região Nordeste; a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) na região Centro-Oeste; a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na região Sudeste e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG) na região Sul. No total, a parceria abrange 32 universidades em todo o país, garantindo uma abordagem abrangente no âmbito do Compromisso Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Organização das universidades no âmbito do Programa LEEI
Durante as reuniões, questões como ‘Avaliação e monitoramento do Programa LEEI’ e ‘A experiência do Programa LEEI em ambiente virtual de aprendizagem’ são debatidas com vigor. As universidades são distribuídas conforme as regiões brasileiras, o que permite a discussão do cronograma, carga horária e as metodologias a serem adotadas nos encontros presenciais e remotos das formações. A iniciativa é coordenada de perto pela Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação (MEC) em colaboração com a SEB, enfatizando a importância da leitura e escrita na educação infantil.
Realização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
O compromisso nacional em prol da criança alfabetizada ganha força com a atuação conjunta das universidades em todo território nacional por meio do Programa LEEI. Essa parceria estratégica busca promover a alfabetização na idade certa, oferecendo suporte e formação aos educadores envolvidos. A Sinergia entre as instituições de ensino, lideradas pela Universidade Federal do Amapá (Unifap) no Norte, demonstra o engajamento e a importância do programa para a melhoria da qualidade do ensino, seguindo as diretrizes do Ministério da Educação.
Consolidação do Programa LEEI através do compartilhamento de experiências
O diálogo entre as diferentes universidades, guiado pela Secretaria de Educação Básica, favorece a troca de experiências e a construção de um ambiente propício para aprimorar as ações do Programa LEEI. A diversidade geográfica das instituições envolvidas, como a UFPE, UFMS, UFMG e UFRG, enriquece o debate e colabora para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes no ensino da leitura e escrita na educação infantil. A parceria entre as universidades e o MEC, respaldada pelo Compromisso Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, reforça a missão de garantir um futuro educacional mais sólido para as crianças brasileiras.
Fonte: © MEC GOV.br