Conhecer necessidades dos alunos nos anos finais do ensino fundamental para fortalecer aprendizagem, dimensionar dimensões, governar organizar e desenvolver convivência.
Junto às redes municipais, estaduais e distrital, o Ministério da Educação (MEC) realiza a Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas, uma ação direcionada aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental de todo o Brasil, buscando compreender as diferentes realidades e desafios enfrentados por esses jovens em fase de transição.
Nesse contexto, a Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas proporciona um espaço de diálogo e reflexão sobre as experiências vividas durante o estágio pré-adulto, visando promover um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo para os adolescentes. É fundamental que a adolescência seja compreendida em sua complexidade, respeitando as singularidades de cada um desses adolescentes em seu processo de desenvolvimento.
Explorando as Diversas Dimensões da Adolescência
Adolescências; são períodos de transformação intensa, marcados por descobertas, desafios e aprendizados. A Semana da Escuta surge como uma oportunidade valiosa para compreender mais profundamente as nuances desse estágio pré-adulto, especialmente no contexto educacional.
Durante a Semana da Escuta, que ocorrerá entre os dias 13 e 27 de maio, será possível mergulhar nas realidades dos adolescentes adolescentes, explorando suas experiências em relação à aprendizagem, convivência, inovação e participação. Este período de escuta se adapta aos diferentes calendários escolares, incluindo a particularidade do Rio Grande do Sul, que terá um cronograma específico.
A iniciativa conta com webinários preparatórios, como ‘Escutar e acolher na escola das adolescências’ e ‘Participar e conviver na escola das adolescências’, que reuniram especialistas, gestores educacionais, professores e, é claro, adolescentes, para compartilhar vivências e insights valiosos.
A proposta da Escola das Adolescências, desenvolvida pelo MEC, Undime e Consed, visa fortalecer os anos finais do ensino fundamental, destacando a importância da governança, desenvolvimento profissional e organização curricular e pedagógica. Este programa busca promover uma educação de qualidade, que valorize a aprendizagem, a convivência e a inovação, contribuindo para o desenvolvimento integral dos jovens nessa fase crucial de suas vidas.
Além disso, o Escola das Adolescências busca fomentar a cooperação entre os entes federativos, visando criar um ambiente escolar acolhedor que estimule a qualidade social da educação. Com apoio técnico e financeiro, pretende-se fortalecer a colaboração para aprimorar os anos finais do ensino fundamental, considerando as necessidades específicas dos adolescentes, apoiando suas transições escolares e reorganizando espaços e tempos para uma formação mais abrangente e integrada. Este currículo intencional busca ampliar os letramentos e promover a autonomia intelectual dos estudantes, preparando-os para os desafios e oportunidades que a vida adulta reserva.
Fonte: © MEC GOV.br