O ano foi marcado por lesões e acidentes envolvendo atletas das mais diversas modalidades, incluindo quedas-chocou, como o jogador que sufriu uma queda-brusca e ciclista-australiano com férulas-extensos.
O ano de 2024 foi marcado por uma série de acidentes e lesões graves envolvendo atletas de esportes, trazendo preocupações para a comunidade esportiva. Um exemplo disso foi o jogador de basquete Taylor Hendricks, da equipe Utah Jazz, que sofreu uma fratura na fíbula direita durante uma partida na NBA. Além disso, o ciclista Luke Plapp, envolveu-se em um acidente durante o Tour Down Under, resultando em lesões nas costas.
Esportes modernos como o surfe, o skate e o hipismo, raramente são associados a acidentes graves, mas mesmo assim, atletas nestes esportes também podem sofrer lesões. O pentatleta, por exemplo, precisa ter uma boa resistência física e habilidade para lidar com diferentes atividades, como corrida, natação, tiro ao alvo e saltos, o que também aumenta o risco de lesões. Infelizmente, acidentes como esses podem ocorrer, mesmo em esportes que parecem menos perigosos. O hipismo, por exemplo, envolve cavalos e pode resultar em lesões tanto para os animais quanto para os atletas, como fraturas e contusões.
Acidentes em Ação: O Lado Desafiador do Esporte
No universo esportivo, momentos de emoção e adrenalina são comuns. No entanto, quando o desafio ultrapassa os limites, os acidentes podem mudar a história. Neste ano, o surfe, o skate e o hipismo do pentatlo moderno estiveram na mira de alguns incidentes memoráveis, que não apenas assustaram os espectadores, mas também trouxeram lembranças duradouras para os atletas envolvidos.
Acidentes em Quadra: O Momento Chocante de Taylor Hendricks
No dia 28 de outubro, Taylor Hendricks, um jogador do Utah Jazz da NBA, experimentou um momento assustador quando sofreu uma fratura na fíbula direita e uma luxação no tornozelo ao cair no chão no terceiro quarto do jogo contra o Dallas Mavericks. O impacto da queda foi tão forte que levou todos ao limite, incluindo Taylor, que segue em recuperação e espera retornar às quadras apenas na temporada 2025/26 da NBA.
Ciclista A Australiano: Luke Plapp e a Queda Pela Descida
No Tour Down Under, na Austrália, o ciclista australiano de 23 anos, Luke Plapp, sofreu uma queda grave em janeiro. Aproximadamente 10km antes da linha de chegada da terceira etapa, que tinha 145km de extensão, Plapp caiu durante uma descida, enquanto o pelotão se dirigia à chegada, na cidade de Campbelltown. Embora vários outros ciclistas tenham caído no mesmo incidente, os ferimentos de Plapp chamaram a atenção. Apesar da queda, ele conseguiu continuar e cruzou a linha de chegada quase 10 minutos após o vencedor da etapa, Sam Welsford.
Jogo de Bola: Norman Powell e a Cotovelada
Imagens impactantes marcaram a vitória do Clippers sobre o Detroit Pistons, por 112 a 106, em fevereiro, pela NBA. Em disputa de bola no último quarto, Norman Powell, da equipe de Los Angeles, levou uma cotovelada de Jalen Duren no rosto, o que fez com que ele sangrasse bastante e precisasse deixar a quadra apoiado. – Norman tomou alguns pontos, mas ficará bem – tranquilizou Tyronn Lue, técnico dos Clippers, após a partida.
Surfista de Ação: Kade Matson e a Vaca Assustadora
O Circuito Mundial da WSL em fevereiro foi palco de um momento assustador para o estreante Kade Matson, que sofreu uma vaca assustadora durante a etapa havaiana. Após a queda brusca nas ondas do Havaí, o atleta levou a situação como uma brincadeira em post nas redes sociais. Além dele, Ethan Ewing e Shion Crawford também sofreram em Pipe (assista às vacas no vídeo abaixo). O surfista foi o último colocado na bateria que contava com o brasileiro Yago Dora e foi para a repescagem, mas conseguiu se manter vivo na competição.
Queda Feia no Hipismo: Marie Oteiza e a Eliminação
A francesa Marie Oteiza sofreu uma queda feia na prova de hipismo do pentatlo moderno das Olimpíadas de Paris. Em um dos saltos, o cavalo derrubou o obstáculo, e a atleta caiu por cima do aparelho. Ex-número 1 do mundo, ela deixou a pista mancando e emocionada, enquanto recebia os aplausos do público. Por causa do erro, Marie acabou eliminada da prova, comprometendo também a sua pontuação no geral.
Colombiano que Caiu de Rosto no Chão na SLS
Já no mês de fevereiro, no mês de fevereiro, um atleta colombiano caiu de rosto no chão na SLS, deixando todos surpresos com a queda.
Fonte: © GE – Globo Esportes