Loretta Mester, uma voz conservadora do Fomc, destaca-se no debate sobre a política monetária do banco central americano e o ciclo de queda de juros.
Recém-aposentada do cargo de presidente do banco central americano (Federal Reserve, o Fed) de Cleveland, Loretta Mester declarou em uma entrevista para a emissora americana CNBC nesta terça-feira (3) que o comitê de política monetária do banco central dos Estados Unidos ‘discutirá a possibilidade de iniciar’ o processo de redução dos juros, considerando um corte de 0,25 ou 0,5 ponto percentual na reunião agendada para o dia 18.
Essa decisão pode impactar diretamente as taxas de empréstimos e financiamentos, refletindo nos custos que os consumidores e empresas enfrentam. Mester enfatizou que a discussão sobre os juros é crucial para a saúde econômica do país, e que a equipe está atenta aos sinais do mercado. A redução dos juros pode estimular o crescimento econômico.
Mudanças na Liderança do Fed
Mester deixou sua posição no Fed de Cleveland no dia 30 de junho. Ela é reconhecida como uma das vozes mais conservadoras que recentemente integraram o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc). O fato de ter sinalizado a possibilidade de um corte de juros mais acentuado neste mês atraiu a atenção dos investidores, resultando em uma queda acentuada nas taxas dos títulos do Tesouro americano (Treasuries). Mester também minimizou a influência do relatório de agosto do ‘payroll’ (que é o relatório oficial do mercado de trabalho dos Estados Unidos) na decisão do Fed.
Aguardando o Relatório do Mercado de Trabalho
Esse relatório, que será divulgado na sexta-feira (6), é esperado com grande expectativa pelo mercado, especialmente após as declarações do presidente do banco central americano, Jerome Powell, que expressou sua preocupação em evitar um ‘enfraquecimento adicional’ do mercado durante seu discurso no Simpósio de Jackson Hole. ‘Estamos cientes de que o mercado de trabalho está se moderando. O Fed considera todos os dados disponíveis, e não apenas um único relatório’, afirmou Mester.
Expectativas sobre a Política Monetária
Ela acrescentou que ‘um bom relatório não mudará a perspectiva das pessoas sobre o início dos cortes de juros. A questão em discussão é se começaremos com uma redução de 0,5 ou 0,25 [ponto percentual], e essa decisão não será tomada até que nos aproximemos da data da reunião’. Essa análise reflete a complexidade da política monetária do banco e a importância das taxas de juros na economia. As expectativas em torno dos encargos e custos associados a essas mudanças continuam a ser um tema central nas discussões do mercado financeiro.
Fonte: @ Valor Invest Globo