Curiosidades sobre planetas sólidos, gigantes gasosos e gelados: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno em ordem de proximidade.
O Sistema Solar, que é formado por oito planetas, quatro deles rochosos, com superfícies sólidas — Mercúrio, Vênus, Terra e Marte –, dois gigantes gasosos — Júpiter e Saturno — e dois gigantes gelados — Urano e Netuno. Além desses, milhares foram descobertos e continuam sendo a cada dia fora do nosso Sistema, os chamados exoplanetas.
Os planetas e outros astros que compõem o Sistema Solar são fascinantes de se estudar. Cada um deles possui características únicas que nos ajudam a entender melhor a vastidão do universo. Explorar os mistérios do Sistema Solar é uma jornada emocionante e cheia de descobertas surpreendentes.
Sistema Solar: Conhecendo os Planetas em Ordem de Proximidade
Mercúrio é um dos planetas mais próximos do Sol no Sistema Solar. É um planeta pequeno, com uma superfície sólida e cheia de crateras. Suas temperaturas podem atingir 430°C durante o dia, tornando-o um dos lugares mais quentes do Sistema Solar. As crateras de Mercúrio recebem nomes de artistas famosos, como Bach e Picasso.
Vênus: O Gêmeo Malvado da Terra
Vênus é conhecido como o ‘gêmeo malvado’ da Terra devido às suas semelhanças em estrutura e tamanho. Sua atmosfera densa retém calor suficiente para derreter chumbo em sua superfície, tornando-o extremamente quente. Ainda assim, a poucos quilômetros acima de sua superfície, as temperaturas são mais amenas. Vênus recebeu seu nome em homenagem à deusa romana do amor, Afrodite.
Terra: O Planeta Azul
A Terra é o único planeta conhecido por abrigar água líquida em sua superfície, o que possibilita a existência de vida. Com 70% de sua superfície coberta por oceanos, a Terra é um lugar único no Sistema Solar. Sua órbita ao redor do Sol dura 365,25 dias, o que resulta na necessidade de anos bissextos para ajustar o calendário. A luz solar leva cerca de 8 minutos para chegar à Terra.
Marte: O Planeta Vermelho
Marte, conhecido como o ‘planeta vermelho’, é o destino de diversas missões espaciais humanas. Com cerca da metade do tamanho da Terra, Marte possui duas luas em sua órbita, Fobos e Deimos. Sua rotação completa leva 24,6 horas, e sua superfície é marcada por vales, montanhas e crateras.
Fonte: © CNN Brasil