Kairos Rocket transporta satélite experimental do governo para garantir segurança nacional em caso de falha de satélites de inteligência em órbita.
Os foguetes sempre foram símbolos de aventura e exploração do desconhecido. Desde os foguetes tripulados que levaram o homem à Lua até os foguetes não tripulados que exploram outros planetas do nosso sistema solar, essa incrível criação humana continua a nos surpreender.
Além dos foguetes tradicionais, outra forma de explorar o espaço sideral é através das naves espaciais. Essas poderosas e complexas máquinas são projetadas para levar os astronautas ainda mais longe, rumo a novas fronteiras do universo. Com tecnologia de ponta, as naves espaciais expandem nossos horizontes e nos fazem sonhar com viagens interplanetárias.
Space One do Japão e o incidente com o Foguete Kairos
O Kairos, um pequeno foguete de combustível sólido fabricado pela Space One do Japão, acabou explodindo momentos após seu lançamento inaugural na quarta-feira (13). Este evento frustrante ocorreu enquanto a empresa japonesa tentava ser pioneira ao colocar um satélite em órbita. O revés da Space One e da indústria de foguetes do Japão aconteceu em um momento em que a segurança nacional e a demanda por satélites comerciais estão em alta.
O foguete de 18 metros explodiu apenas cinco segundos após decolar, resultando em uma grande nuvem de fumaça, fragmentos do foguete e sprays de água para combater o incêndio perto da plataforma de lançamento na península montanhosa de Kii, no oeste do Japão. Esta cena foi transmitida ao vivo pela mídia local e representou um obstáculo para a Space One, liderada pelo presidente Masakazu Toyoda.
Os desafios da Space One e a missão do Foguete Kairos
A Space One não entrou em detalhes sobre o que desencadeou a autodestruição do foguete Kairos logo após a ignição do motor da primeira fase. Além disso, a empresa não mencionou quando planeja lançar o próximo foguete da série Kairos, comprometendo-se apenas a realizar uma investigação aprofundada sobre o incidente. O presidente da empresa ressaltou que os lançamentos são altamente automatizados, com o foguete se autodestruindo no caso de detecção de erros críticos em sua trajetória de voo, velocidade ou sistema de controle.
A importância da Space One na indústria de Foguetes e Nave Espacial
Embora o Japão tenha um papel modesto na corrida espacial, os desenvolvedores de foguetes japoneses buscam constantemente formas de criar veículos mais acessíveis para atender à crescente demanda por lançamentos de satélites. Sediada em Tóquio, a Space One foi estabelecida em 2018 por um conjunto de empresas japonesas de renome, como Canon Electronics, IHI Aerospace Engineering, Shimizu Corporation e o Banco de Desenvolvimento do Japão.
Apesar do adiamento do lançamento inaugural do foguete Kairos em quatro ocasiões, a Space One afirmou que já possui pedidos para suas próximas missões. O foguete, que tem como meta transportar cargas úteis de até 250 kg para a órbita terrestre baixa, é composto por três estágios de motores de combustível sólido e um motor de pós-impulsão de combustível líquido.
A competição na Indústria de Foguetes e Nave Espacial
A Space One não divulgou os custos de lançamento do foguete Kairos, mas ressaltou sua competitividade em relação a concorrentes estrangeiros, como a empresa americana Rocket Lab. Esta última tem lançado foguetes Electron na Nova Zelândia desde 2017, com um custo aproximado de US$ 7 milhões por voo. Muitas empresas japonesas têm aproveitado os serviços da Rocket Lab para suas missões, incluindo fabricantes de satélites e startups do setor espacial.
Fonte: © CNN Brasil