Eleição adiada devido à pandemia de Covid-19, falta-de-produção de dois anos; análise-aos da caminhada, pandemia-acordam a motivação, com títulos-conquistados no campeonato-espanhol, sabor de campeão-e-arliteiro.
Robert Lewandowski pode finalmente ter o merecido reconhecimento, com quatro anos de espera, da sua tão almejada Bola de Ouro. Destaque em 2020, ao marcar 55 gols em 47 partidas pelo Bayern de Munique, o atacante polonês foi privado do reconhecimento devido à ausência da votação anual da revista France Football, justificada pela pandemia de Covid-19 que impactou a análise da temporada europeia. ausência da votação anual
A possibilidade de premiação retroativa a Lewandowski ressalta a importância do reconhecimento justo aos talentos do futebol mundial. O atacante polonês, que brilhou intensamente em 2020, poderá, finalmente, ter seu esforço e desempenho corretamente reconhecidos com a tão cobiçada Bola de Ouro, trazendo justiça ao seu excepcional ano esportivo.
Reconhecimento de Lewandowski pela Revista Francesa ‘Sport’
No entanto, de acordo com informações divulgadas pelo jornal espanhol ‘Sport’, a revista francesa está considerando rever sua decisão e conceder a Bola de Ouro de quatro temporadas atrás a Robert Lewandowski, atualmente atuando pelo Barcelona. Na temporada 2019/20, o jogador polonês teve um papel crucial na conquista da Tríplice Coroa pelo Bayern de Munique, levantando os troféus da Champions League, Campeonato Alemão e Copa da Alemanha.
Com dois anos de trajetória no Barcelona, Lewandowski teve um excelente primeiro ano, sagrando-se campeão e artilheiro do Campeonato Espanhol, com 23 gols marcados. No entanto, o jogador e sua equipe enfrentaram uma falta de produção nesta temporada, com Lewandowski ocupando atualmente a quarta posição na disputa pela artilharia, tendo marcado 17 gols, estando a três jogos do encerramento da competição.
Vencedor do prêmio Fifa The Best em 2020 e 2021, Lewandowski sempre expressou sua decepção por nunca ter recebido a Bola de Ouro. Em 2021, ele ficou em segundo lugar, atrás de Lionel Messi, em uma decisão que gerou controvérsias na época. Uma das razões que levam a France Football a considerar premiar Lewandowski é uma análise aos possíveis impactos de uma investigação sobre uma suposta influência do Paris Saint-Germain, então clube de Messi, na votação de 2021.
Segundo o ‘Sport’, o reconhecimento da vitória de Lewandowski em 2020 pode contribuir para atenuar possíveis repercussões negativas na reputação da revista, que promove a prestigiosa premiação desde 1956. A possibilidade de premiar Lewandowski demonstra a importância do reconhecimento e da imparcialidade nas premiações esportivas de destaque.
Fonte: © GE – Globo Esportes