Relatório WMO 2023 registra recorde de poluição atmosférica. Consumo de combustíveis fósseis é principal fator. Ecossistemas absorvem, mas liberação de gases e aumentos de concentrações nocivas persistem.
Os níveis alarmantes de gases do efeito estufa no ar alcançaram um recorde histórico em 2021, conforme revelado pela Organização Meteorológica Mundial (WMO), em um relato que foi divulgado na segunda-feira (28).
A poluição atmosférica com gases do efeito estufa está diretamente relacionada com as temperaturas globais, que em 2020 estabeleceram um recorde-histórico. Além disso, essa situação também contribuiu para a poluição-atmosférica, que se tornou um problema sério em todo o mundo. A atenção da comunidade científica e dos governos em relação a esse assunto foi intensificada, com foco na necessidade de reduzir as emissões desses gases para mitigar o aquecimento global e proteger o planeta.
Temperaturas Mundiais atingem 1,5 °C por cima dos níveis pré-industriais
A Organização Meteorológica Mundial (WMO) divulgou que estamos perto de alcançar outro recorde no aquecimento global, enquanto a entidade também destacou que a poluição atmosférica bateu um recorde histórico, com concentrações de gases do efeito estufa.
De acordo com a WMO, o problema pode estar relacionado, principalmente, às altas taxas de consumo de combustíveis fóssil e à capacidade cada vez menor dos ecossistemas em absorver seus grandes volumes de carbono. Além disso, a entidade também destacou que estamos perto de alcançar outro recorde nas temperaturas globais, com os últimos 13 meses tendo um aumento de 1,5 °C em comparação aos níveis pré-industriais.
A concentração de CO2 na atmosfera da Terra está aumentando mais do que nunca. A liberação de gases do efeito estufa pelos sistemas naturais, potencialmente prejudicando a capacidade da Terra de absorver o que é emitido na atmosfera. Além disso, a WMO também destacou que o problema pode estar relacionado, principalmente, às altas taxas de consumo de combustíveis fóssil e aos ecossistemas com capacidades cada vez menores de absorver seus grandes volumes de carbono.
O relatório da WMO também destacou que o aquecimento global é um dos principais fatores que contribuem para a poluição atmosférica. Além disso, a entidade também destacou que estamos perto de alcançar outro recorde relacionado ao aquecimento global em breve, com as temperaturas globais tendo um aumento de 1,5 °C em comparação aos níveis pré-industriais.
A WMO também destacou que o aumento de concentrações de CO2 na atmosfera da Terra está relacionado, principalmente, às altas taxas de consumo de combustíveis fóssil e aos ecossistemas com capacidades cada vez menores de absorver seus grandes volumes de carbono. Além disso, a entidade também destacou que estamos perto de alcançar outro recorde relacionado ao aquecimento global em breve, com as temperaturas globais tendo um aumento de 1,5 °C em comparação aos níveis pré-industriais.
A poluição atmosférica bateu um recorde histórico em 2023, com concentrações de gases do efeito estufa alcançando níveis nunca antes registrados. A liberação de gases do efeito estufa pelos sistemas naturais, potencialmente prejudicando a capacidade da Terra de absorver o que é emitido na atmosfera. Além disso, a WMO também destacou que estamos perto de alcançar outro recorde relacionado ao aquecimento global em breve, com as temperaturas globais tendo um aumento de 1,5 °C em comparação aos níveis pré-industriais.
Fonte: @Olhar Digital