Tricampeão da Fórmula 1 garantiu dobradinha com desempenho excepcional nos treinos livres, assegurando a pole position na classificação com pneus macios.
Verstappen mostrou sua superioridade mais uma vez na classificação para o GP do Japão, disputada neste sábado de madrugada. O piloto da RBR dominou todas as etapas da sessão e assegurou a pole position com o tempo de 1m28s197, deixando os concorrentes para trás. A presença de Sergio Pérez na segunda colocação garantiu a primeira fila para a equipe.
Max Verstappen não deu chances aos rivais mais uma vez e conquistou a pole position para a corrida deste domingo. O desempenho impressionante do piloto holandês da RBR colocou a equipe em excelente posição de largada, com Sergio Pérez completando a dobradinha no grid de largada. A expectativa é de uma corrida emocionante, com Verstappen novamente demonstrando seu talento nas pistas.
Max Verstappen domina treinos livres e garante pole position no GP do Japão
Lando Norris tentou interferir nos planos da equipe austríaca mas acabou em terceiro lugar. O destaque, é claro, foi para a performance impecável de Max Verstappen, que não deu espaço para os adversários e liderou de forma dominante. Ele apenas não esteve no topo do treino livre 2, devido às condições climáticas adversas no circuito. Mas em todas as outras ocasiões, o tricampeão holandês manteve a liderança. Sergio Pérez também se destacou, ficando logo atrás do companheiro de equipe e garantindo uma dobradinha para a RBR.
Desempenho da RBR e Mercedes no GP do Japão
A equipe Mercedes não conseguiu manter o desempenho positivo visto nos treinos livres ao longo do final de semana. Lewis Hamilton e George Russell se classificaram com tranquilidade no Q1 e Q2, mas não conseguiram superar os adversários para garantir uma posição mais favorável no grid de largada.
Resultado e grid de largada atualizados
- Max Verstappen (RBR) 1m28s197
- Sergio Pérez (RBR) +0s066
- Lando Norris (McLaren) +0s292
- Carlos Sainz (Ferrari) +0s485
- Fernando Alonso (Aston Martin) +0s489
- Oscar Piastri (McLaren) +0s563
- Lewis Hamilton (Mercedes) +0s569
- Charles Leclerc (Ferrari) +0s589
- George Russel (Mercedes) +0s811
- Yuki Tsunoda (RB) +1s216
- Daniel Ricciardo (RB) Q2
- Nico Hulkenberg (Haas) Q2
- Valtteri Bottas (Sauber) Q2
- Alex Albon (Williams) Q2
- Esteban Ocon (Alpine) Q2
- Lance Stroll (Aston Martin) Q1
- Pierre Gasly (Alpine) Q1
- Kevin Magnussen (Haas) Q1
- Logan Sargeant (Williams) Q1
- Guanyu Zhou (Sauber) Q1
A largada do GP do Japão será na madrugada deste domingo, às 2h da manhã, no horário de Brasília.
Q1 – 18 minutos e cinco pilotos eliminados
No Q1, os pilotos demoraram um pouco para sair dos boxes. Entretanto, logo Max Verstappen cravou o melhor tempo com os pneus macios, deixando Fernando Alonso como a grande surpresa ao se posicionar logo atrás. Charles Leclerc teve que se esforçar para garantir uma boa colocação e a Mercedes, apesar de não repetir o desempenho dos treinos livres, conseguiu uma classificação tranquila para o Q2.
Eliminados:
16º Lance Stroll (Aston Martin)
17º Pierre Gasly (Alpine)
18º Kevin Magnussen (Haas)
19º Logan Sargeant (Williams)
20º Guanyu Zhou (Sauber)
Q2 – 15 minutos e mais cinco pilotos fora da disputa
No Q2, Max Verstappen e Sergio Pérez iniciaram forte, com o holandês cravando o melhor tempo até o momento. Lando Norris também se destacou, enquanto Lewis Hamilton manteve o bom desempenho da Mercedes. Yuki Tsunoda surpreendeu ao levar a RB para o Q3.
Eliminados:
11º Daniel Ricciardo (RB)
12º Nico Hulkenberg (Haas)
13º Valtteri Bottas (Sauber)
14º Alex Albon (Williams)
15º Esteban Ocon (Alpine)
Q3 – 12 minutos e briga pela pole position
Na última fase da classificação, Max Verstappen novamente brilhou e conquistou a pole position, deixando os adversários para trás. Sergio Pérez e Lando Norris também se destacaram, enquanto a Ferrari teve um desempenho aquém do esperado. A disputa pela pole position foi intensa, mas o piloto da RBR mostrou-se imbatível.
Fonte: © GE – Globo Esportes