Houthis reivindicam ataque a navios no Mar Vermelho em apoio ao Hamas. Rastreadores de transporte marítimo confirmam desvio de rota.
Um navio navegando pelo Mar Vermelho foi alvo de um ataque nesta segunda-feira (12). O navio em questão transportava carga de milho produzido no Brasil com destino ao Irã. De acordo com informações iniciais, o responsável pelo ataque foi o grupo rebelde Houthis, que reivindicou o bombardeio como apoio ao Hamas, que está em conflito com Israel.
O navio mercante atacado, identificado como Star Iris, sofreu danos significativos durante o incidente. É preocupante a frequência com que navios são alvos de ações terroristas em regiões de conflito, prejudicando tanto a segurança dos tripulantes quanto a economia global.
Ataque a navio mercante no Mar Vermelho por grupo rebelde Houthis
Apesar do navio mercante ter sido danificado, felizmente não houve vítimas. Um porta-voz militar do grupo, Yahya Saree, declarou em um comunicado que a embarcação era americana, no entanto, rastreadores de transporte marítimo afirmaram que o navio, com bandeira das Ilhas Marshall, era de propriedade grega. Os ataques realizados pelos Houthis contra navios no Mar Vermelho têm causado preocupação, levando algumas empresas a interromperem suas operações de navegação na região.
De acordo com informações do grupo de dados e análise Kpler, o navio mercante Star Iris estava transportando carga de milho do Brasil para o Irã quando foi atacado. O incidente ocorreu devido à falha em desviar sua rota e passar pelo Mar Vermelho, onde o risco de ataques por grupos como os Houthis é conhecido.
Fonte: © G1 – Globo Mundo