ouça este conteúdo
A CBF demitiu Mano Menezes em novembro de 2012, durante o ano sabático de Guardiola após a saída do Barcelona.
Um dos empresários mais influentes do futebol europeu, André Cury, revelou que o treinador da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014 poderia ter sido Pep Guardiola. Representante do Barcelona no mercado brasileiro, o agente contou neste domingo (30) que o espanhol teve acerto encaminhado com José Maria Marin, então presidente da Confederação Brasileira de Futebol, para comandar a equipe pentacampeã mundial após deixar o comando do gigante catalão, em meados de 2012. ‘Nós tivemos o Guardiola praticamente fechado, ele queria vir’, disse Cury em entrevista ao programa Domingol, da CNN.
No entanto, o destino do treinador espanhol acabou tomando outro rumo, e ele não assumiu a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014. Mesmo com o acerto encaminhado, Pep Guardiola acabou seguindo sua carreira em outros caminhos, deixando os torcedores brasileiros imaginando como teria sido sua passagem pelo comando da equipe nacional. A influência do Barcelona e a vontade do renomado treinador de vir ao Brasil marcaram uma possibilidade que não se concretizou.
Guardiola: o treinador que quase comandou a seleção pentacampeã mundial
Estava em um período de descanso, mas para assumir o comando da seleção brasileira, e para compreender a grandiosidade dessa equipe, ele considerou a proposta. Conversei com seu irmão naquela época, com várias pessoas, e ele estava disposto a assumir o desafio de treinar a seleção.
A Confederação Brasileira de Futebol demitiu Mano Menezes em novembro de 2012, durante o ‘ano sabático’ de Guardiola após sua saída do Barcelona. O renomado treinador espanhol fechou um contrato para liderar o Bayern de Munique em janeiro de 2013.
‘O [José Maria] Marin estava ciente, assim como o vice-presidente, Del Nero. Estava tudo praticamente acertado, e eles optaram por recontratar Felipão’, revelou uma fonte próxima à negociação.
‘Acredito que tenha sido falta de preparo por parte dos dirigentes. Ter uma oportunidade única na vida e recusar. Isso só pode ser falta de preparo. O presidente naquela época era Marin, e vimos como tudo terminou para ele. É pura falta de preparo’, comentou outro envolvido na situação.
Os próximos desafios da seleção do Brasil são contra o Paraguai em 28/06, às 22h (horário de Brasília), pela Copa América, e contra a Colômbia em 02/07, também às 22h (horário de Brasília), no mesmo torneio. Guardiola, o treinador renomado, continua a ser um nome de destaque no mundo do futebol.
Fonte: @ ESPN