ouça este conteúdo
Principal empresa de cafés do Brasil busca parcerias externas para inovar, expandir e modernizar seu negócio em novos segmentos.
Para expandir 5% e alcançar os R$ 10 bilhões de faturamento até 2024, a Empresa Café do Brasil, referência no ramo de cafés no país, investe em inovação e se mostra receptiva a startups e demais comunidades que possam contribuir com ideias para renovar e ir além do tradicional cafezinho.
Em seu plano de crescimento, a Companhia Brasileira de Cafés aposta na criatividade para se destacar no mercado e trazer novidades que conquistem os consumidores, mantendo-se à frente da concorrência. A busca por inovação e renovação é constante, visando sempre aprimorar a experiência dos apreciadores de café em todo o país.
Inovação e Renovação no Segmento de Cafés
A companhia já tem 65 anos de mercado, mostrando um histórico de renovação constante. Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos, refletindo a busca contínua por novidades e criatividade.
Estamos nos reinventando em ciclos cada vez mais curtos para estar ao lado do consumidor, impulsionando a inovação em nosso segmento. Acreditamos no potencial da inovação colaborativa como força motriz dos negócios, como destaca Massilon Vasconcelos, head de Transformação Digital do Grupo 3corações.
Além do café 3 Corações, o grupo detém outras 30 marcas de café, demonstrando um compromisso com a modernização e o desenvolvimento de novos produtos para alavancar o negócio. Em 2020, a companhia ingressou em novos segmentos como leites vegetais e isotônicos naturais, fruto da joint venture com a Positive Brands, detentora das marcas A Tal da Castanha, Jungle e Plant Power.
Para seguir no movimento de expansão, criou o Cafeína Open, programa que convida parceiros para ajudar na solução de desafios da empresa, mostrando um ambiente propício para a inovação colaborativa. O formato já está em seu terceiro ciclo, evidenciando o compromisso com o desenvolvimento de novos produtos e soluções inovadoras.
O Cafeína Open foi pensado como um espaço de conexão entre o Grupo 3corações e todo o ecossistema de inovação aberta, onde a criatividade e a colaboração são valorizadas. Nos dois primeiros ciclos do programa, cerca de 300 startups se inscreveram, destacando o potencial de crescimento e inovação do projeto.
Entre as frentes em que o grupo buscou auxílio externo na edição mais recente do programa, estão ideias para acelerar o desenvolvimento e lançamento de novas bebidas lácteas (UHT), o reforço no processo de reciclagem das cápsulas de cafés e multibebidas e soluções para aumentar o aproveitamento do subproduto farelo de milho (gérmen de milho) remanescente da produção, evidenciando o foco em soluções inovadoras.
As experiências têm sido tão positivas que a companhia resolveu tornar a iniciativa perene, demonstrando um compromisso contínuo com a inovação e o desenvolvimento de novos produtos. Para alcançar bons resultados com a presença dos agentes externos, a marca utiliza a gestora de inovação AEVO para coordenar as ideias externas e está desenvolvendo treinamentos gamificados para melhorar o engajamento das startups com os colaboradores com ajuda da Kriativar, startup mineira de tecnologia.
Inovação dentro de casa é uma prática fundamental para acelerar a jornada de inovação, como destaca o executivo. Por isso, a empresa mantém um programa de intraempreendedorismo, o Cafeína Ideias, mostrando um compromisso interno com a criatividade e o desenvolvimento de novos negócios.
Fonte: @ Info Money