Redução de 0,25 ponto percentual na taxa de juros para 4,50% ao ano, em linha com as estimativas do mercado de ativos de risco e índices das bolsas de Nova York, cravou a política monetária do Federal em principal criptomoeda em valor de mercado.
Os juros cobrados pelo mercado financeiro brasileiro foram influenciados pela decisão da Fed, que optou por elevar os juros em meio a uma política de ajuste econômico. Isso pressionou os investidores a reavaliar as suas estratégias de investimento, levando a uma reação significativa no mercado. Com a febre dos juros, o Brasil buscou equilibrar suas estratégias, visando o bem-estar econômico a longo prazo.
Nesse contexto, a Fed anunciou medidas para combater a inflação, destacando-se a elevação dos juros como uma das principais ferramentas para controlar os índices de inflação. Essa decisão deu um corte nos investimentos em ativos de risco, como ações e criptomoedas, que sofreram uma queda significativa. A taxa de juros adicional também acelerou a volatilidade no mercado, trazendo incertezas para os investidores. A Fed, por sua vez, buscou estabilizar o mercado, utilizando a política monetária para regular os juros e manter a estabilidade econômica.
Juros: o que está em jogo para o mercado
Na última terça-feira, o Federal Reserve (Fed) anunciou um corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros, levando a taxa para a faixa entre 4,25% a 4,50% ao ano. Esse movimento foi amplamente esperado pelo mercado, mas a comunicação do Fed ao lado deu causa a uma reação negativa no mercado de criptomoedas e bolsas de Nova York. O presidente do Fed, Jerome Powell, destacou que a perspectiva econômica é incerta e que o Fed estará atento aos riscos tanto relacionados a um avanço da inflação como a uma maior deterioração do mercado de trabalho.
A política monetária do Fed está em constante evolução, e o mercado está sempre atento às mudanças na taxa de juros. O corte de 0,25 ponto percentual é o primeiro movimento do Fed em longo tempo, e o mercado está tentando entender o que isso significa para o futuro. A redução na taxa de juros pode afetar o valor das criptomoedas, como o bitcoin, que é altamente volátil.
Impacto no mercado de criptomoedas
O bitcoin foi o principal prejudicado com a notícia do corte de juros. A plataforma de dados Coingecko registrou uma queda de 5% nas últimas 24 horas, com o preço do bitcoin caindo para US$ 101 mil. A principal criptomoeda em valor de mercado registrou pouca variação de preço até as 16h, mas, a partir da entrevista de Powell, passou a registrar queda acentuada.
O mercado de criptomoedas está altamente correlacionado com o mercado de ações, e a queda do S&P 500 e do Nasdaq, índices aos quais o bitcoin se correlaciona, também contribuíram para a queda do bitcoin. O S&P 500 fechou em queda de 2,95% e o Nasdaq perdeu 3,6%.
Expectativas para 2025
A política monetária do Fed para o próximo ano é um tema de grande debate no mercado. A expectativa é que o Fed reduza os juros de forma gradual, mas o mercado não está muito satisfeito com o ritmo da redução. A falta de harmonia na decisão do Fed e a falta de expectativas positivas para 2025 também são fatores que contribuíram para a reação negativa no mercado.
Beto Fernandes, analista da Foxbit, ressalta que o mercado não digeriu bem o relatório do Fed, e que a falta de harmonia na decisão e as expectativas para 2025 não soaram as mais positivas. Uma grande maioria dos membros votantes do Fed enxergam apenas dois cortes de juros ao longo de todo o ano seguinte, o que é aquém do que o mercado gostaria.
Implicações para o governo Trump
O novo governo de Donald Trump é um fator de incerteza para a economia, e o Fed está se ajustando a essa expectativa. A elevação de tarifas, prometidas por Trump, pode ser inflacionária, e o Fed está atento a esse risco. A entrevista de Powell destacou a importância de se manter atento aos riscos tanto relacionados a um avanço da inflação como a uma maior deterioração do mercado de trabalho.
Conclusão
O corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros pelo Fed foi amplamente esperado pelo mercado, mas a comunicação do Fed ao lado deu causa a uma reação negativa no mercado de criptomoedas e bolsas de Nova York. O mercado está tentando entender o que isso significa para o futuro, e a expectativa é que o Fed reduza os juros de forma gradual. A política monetária do Fed para o próximo ano é um tema de grande debate no mercado, e a falta de harmonia na decisão e as expectativas para 2025 são fatores que contribuíram para a reação negativa no mercado.
Fonte: @ Valor Invest Globo