Consórcio Fla-Flu lidera com 117 pontos, seguido por Vasco e WTorre. Consórcio RNGD busca retorno ao certame com proposta financeira para sede do governo.
Foi alterada a data da etapa final da licitação do Maracanã pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Inicialmente, agendado para 30 de abril, o certame agora ocorrerá em 8 de maio, às 10h30, na sede do governo estadual, no auditório da Secretaria da Casa Civil.
A decisão de adiar a fase final da licitação do Maracanã pode gerar mais expectativa e concorrência entre os participantes interessados no leilão, agendado para maio. A mudança na data do processo é estratégica para garantir uma maior transparência e eficiência no certame.
Adiamento da Licitação por Motivos Oficiais
O adiamento da licitação foi elucidado pelo presidente da Comissão Especial de Licitação, Fernando Amâncio de Camargo, devido ao ponto facultativo do dia 22 de abril e ao feriado de São Jorge. Esses fatores impactaram o andamento do certame, levando os três concorrentes a entrarem com recursos diversos após a análise detalhada da proposta financeira.
Disputa acirrada: Recursos e Contestação
Vasco e WTorre contestaram a retirada de mais de 30 pontos da classificação final, que terminou com 81 pontos, devido a jogos desconsiderados de Santos e Brusque. Além disso, buscaram a desclassificação do Consórcio Fla-Flu, que por sua vez contestou os pontos perdidos e argumentou contra a pontuação máxima atribuída aos vascaínos em determinados critérios. Enquanto isso, o Consórcio RNGD, da Arena 360, que gerencia o Mané Garrincha, solicitou o retorno ao leilão, contestando sua própria desclassificação.
Detalhes da Proposta Financeira e Técnica
Na semana passada, o Governo divulgou as notas da segunda fase da licitação do Maracanã. O Consórcio Fla-Flu obteve a maior nota, seguido pelo Maracanã para Todos, de Vasco e WTorre. A Arena 360 recebeu a terceira maior nota, porém foi alvo de parecer para desclassificação devido a um requisito do edital não atendido.
A proposta técnica tem peso significativo na pontuação final da licitação, determinando em grande parte o resultado da concorrência pública. Com base nisso, Flamengo e Fluminense estão mais próximos de continuar na gestão do estádio. Após a publicação das notas no Diário Oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro, os licitantes têm tempo para possíveis impugnações.
A comissão de licitação fundamentou sua decisão nos jogos apresentados por Vasco e WTorre, apontando que feriam o edital e até citaram o Regulamento Geral de Competições da CBF. O Vasco ainda não se pronunciou oficialmente, mas pode recorrer ao judiciário se necessário. O clube tentou incluir o Botafogo, porém o dono da SAF alvinegra recuou.
Análise e Pontuação dos Licitantes
– Consórcio Fla-Flu: 117 pontos, atendendo a maioria dos pontos, com exceção de quatro quesitos, incluindo o número máximo de jogos.
– Consórcio Maracanã Para Todos (Vasco e WTorre): 81 pontos, atendendo parcialmente a três requisitos e não atendendo integralmente a outros dois.
– RNGD (Arena 360): 54 pontos, sendo desclassificado por não atingir o número mínimo de jogos e por ter nota inferior a 70 pontos.
A Comissão de Licitação escolhida pelo Governo divulgou também um parecer sobre cada proposta técnica, juntamente com a pontuação em cada critério e justificativas das notas atribuídas. A competição segue acirrada, com os licitantes buscando garantir sua participação no processo de maneira justa e transparente.
Fonte: © GE – Globo Esportes